Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Segure seu 13º Salário
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Artigos
O poder de compra dos trabalhadores brasileiros está em alta há bastante tempo. Nunca se pode comprar tanto como em 2011. A economia brasileira vai bem apesar das tempestades e furacões lá fora principalmente na Europa e Estados Unidos. O movimento sindical brasileiro tem conseguido fechar convenções coletivas com percentuais acima do acumulado anual da inflação, ou seja, com ganho real para as classes trabalhadoras.
E é justamente esse clima de euforia que nos preocupa. Ainda mais na iminência da virada de um novo ano. E é para alertar os trabalhadores brasileiros que frisamos com toda ênfase: Segure seu 13º salário.
Essa medida é necessária para que as famílias não afundem em dívidas no início de 2012. É preciso ter consciência e fazer cálculos matemáticos para não gastar mais do que se ganha; mais do que a capacidade de pagamento de cada um.
O trabalhador brasileiro precisa preparar-se psicologicamente para não deixar se levar pela avalanche de publicidade e propaganda que virão em peso de todos os setores, especialmente do comércio, para tentar comprometer os ganhos mensais de cada um. É preciso ser “frio” e discutir em família o gasto naquilo estritamente necessário para não começar o ano atolado em dívidas.
Então, fica nosso apelo aos trabalhadores brasileiros e seus familiares: segurem ao menos parte do 13º salário que receberão até o mês de dezembro, para possíveis emergências e não assumam compromissos que coloquem em risco a economia familiar.
E que DEUS abençoe a todos nós!
Estevão Rocha dos Santos é vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul; diretor da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de MS – Fetracom/MS e presidente do Seaac/MS.