Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Sindicatos a beira de fechar as portas
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Artigos
Embora a lei proiba a intervenção de qualquer espécie na adminstração sindical, o Ministério Público do Trabalho (MPT) vem flagrantemente intervindo com as mãos de ferro e proibindo os sindicatos de receberem contribuições assistenciais e confederativas. Mesmo com assembleias, autorização do trabalhador e até constando de acordos coletivos, o MPT vem intimando sindicatos em seus ‘gabinetes’ e obrigando-os a assinarem TAC. Com multas diárias exorbitantes se for recebida estas contribuições. Entendemos que se trata de uma medida arbitrária, ilegal, truculenta e ditadorial, tentando com isso, fechar as portas dos sindicatos.
Nos perguntamos a quem interessa fechar os sindicatos? A quem interessa deixar os trabalhadores sem nehuma assistência? Enfim, deixá-los a mercê da sorte e da benevolência de algum empresário. A quem interessa toda essa conduta ilegal?
Estes senhores deveriam passar uma temporada dentro dos sindicatos para sentirem o tamanho do custo suportado para defender o trabalhador; quanto custa manter dentistas, advogados, cabelereiros, colônia de férias, discutir dissídios coletivos, cursos, etc. Com estes recolhimentos mal dá para honrar as contas do dia a dia, sem essas contribuições certamente fecharemos as portas. E ai, como ficará o trabalhador? Que proteção teria da ganancia de nossos empresários?
Estão condenando a era sindical – a luta pelos direitos sociais e humanos – é um crime contra o trabalhador.
Companheiros de todo o brasil, temos que resistir a essa pressão ilegal; iniciar movimentos de conscientização; ir a televisão; falar com o presidente Lula e os deputados que nós elegemos; se deixarmos, uns poucos procuradores detonarão milhões de trabalhadores, que no futuro voltarão a ser escravos.
Acima de tudo, o sindicato é o único defensor do trabalhador, amparado pela constituição federal – Força – união – luta- direito – ordem e liberdade.
Parabéns fetiasp pelos 65 anos de lutas em prol dos trabalhadores, parabéns diretoria e sindicatos filiados que juntos fizeram acontecer.
Élio Ramos Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Araras e Leme