O Sindicato chama atenção a todos os tipos de assédio contra a mulher neste dia 8 de março 2023 com ações ao longo de todo o mês. A Campanha é feita em parceria com a Comissão de Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí.
O trabalho desenvolvido em conjunto com a vereadora Fabiana Salgado (Avante) visa divulgar de forma ampla a Lei Federal 14.457/2022 que aumenta as atividades das Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes).
Essas comissões existentes dentro das empresas são responsáveis por prevenir e combater o assédio sexual e ainda outras formas de violência. O objetivo da ampliação da atuação das Cipas é garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e sadio de forma a promover a manutenção e a inserção de mulheres no mercado de trabalho.
O SINDVAS há anos tem trabalhado para garantir os direitos das mulheres e o fim de todo tipo de assédio dentro das empresas. O Sindicato tem uma atuação ampla e constante nessas situações com acompanhamento direto de todos os casos. Agora, com a parceria com a Comissão de Direitos da Mulher é possível ampliar as informações para as trabalhadoras e aumentar as denúncias de casos ainda desconhecidos.
Nenhum caso de violência contra a mulher deve ficar escondido e sem investigação. Qualquer denúncia nesse sentido pode ser trazida ao Sindicato que dará andamento para amparar às vítimas, buscar explicações nas empresas e punição com os meios judiciais.
Maria Rosângela Lopes
Presidente do SINDVAS