Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
SinSaudeSP na luta pelos direitos da mulher guerreira da enfermagem
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Artigos
Uma recente pesquisa da Fiocruz/Cofen constatou a predominância do sexo feminino no exercício profissional da enfermagem. Elas são majoritárias e ocupam cerca de 80% dos postos de trabalho, nas funções de auxiliar, técnica de enfermagem e enfermeiras. O dom de cuidar é essencialmente um presente divino.
No entanto, como vivemos num mundo desigual e injusto esse precioso dom colocado a serviço da sociedade, infelizmente, não é reconhecido pela classe empresarial e pelo Estado. Expostas a extenuantes jornadas, por vezes triplas – no mínimo duplas -, a profissional da saúde sofre com o assédio moral e sexual, condições insalubres, doenças profissionais, baixos salários, violência e tantos outros padecimentos. Muitos desses problemas poderiam ser sanados por uma relação de trabalho mais justa e igualitária.
Dentro deste cenário cruel, o SinSaudeSP tem ampliado suas ações em defesa das corajosas guerreiras que escolheram como profissão cuidar de seus semelhantes. O objetivo do Sindicato é reforçar e ampliar direitos trabalhistas, além de fiscalizar o cumprimento da legislação. Graças às muitas lutas, alguns avanços importantes foram conquistados, tais como: licença-maternidade de 180 dias, auxílio-creche, licença para levar o filho ao médico e para realizar mamografia, garantia às mulheres grávidas e que estejam amamentando de se afastar das atividades insalubres, sem perder a remuneração adicional, lei do descanso para a enfermagem e outros.
Na mesma direção de valorizar o papel da mulher na sociedade, o SinSaudeSP realizou com muito sucesso, no ano passado, o Projeto : “PSF na Luta Contra o Câncer de Mama”, em parceria com a renomada entidade internacional Susan G. Komen.
Nesse Projeto, auxiliares e técnicos de enfermagem do Projeto Saúde da Família (PSF) foram treinadas para acolher pacientes com suspeita de câncer de mama de forma humanizada e também para orientar a população atendida no que tange à prevenção dessa doença, que hoje é causa de elevada mortalidade entre as mulheres. Novos projetos serão desenvolvidos. Vamos continuar lutando pela saúde da mulher. Venha lutar conosco !
Dr. José Lião de Almeida, presidente do SinSaudeSP