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Sopa de números
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
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Os pesquisadores das Serasa Experian (estou com o nome limpo na praça!) acolitados pela USP e pelo IBGE arregaçaram as mangas e o resultado poder ser aferido pela reportagem do Brasil Econômico cujo o titulo diz tudo e muito mais: ‘País soma 39 classes sociais diferentes’. Estamos no caminho das Índias com suas 400 castas…
O caldeirão das classes apresenta ingredientes diversos e estranhos como uma feijoada, por exemplo, á ‘periferia jovem’ que representa 21% dos cidadãos acima de 18 anos registrados com CPC, o ‘Brasil rural’, com 16% de participação, os ‘excluídos do sistema’, com 5,5% e, para quem gosta de rabo e orelha, ‘os empresários de sucesso nas grandes cidades, executivos e formadores de opinião’, minoria significativa com 1,8% de representatividade.
Mas comedida a FGV limitou-se ás 5 primeiras letras do alfabeto e nos aponta, através de O Globo o crescimento espetacular da classe C de 64,1 milhões de brasileiros para 91 milhões e de 37% da renda nacional para 46% entre 2003 e 2008, detendo agora a maior fatia da renda nacional e criando um novo padrão de consumo. Para a Fundação: classe AB (com renda familiar acima de R$ 4.807 ) , 19,4 milhões de brasileiros que abocanham 44% da renda nacional; classe C (com renda familiar de R$ 1.115 a R$ 4.807) com os já mencionados 91 milhões que ficam com 46%; classe D ( de R$ 768 a R$ 1.115), 43 milhões de pessoas e 8% da renda e a classe E ( até R$ 768), com 29,9 milhões e 2% da renda.
Todas essas classes precisam se informar. Mas, em 2008 os grandes jornais impressos, quase em exceção viram cair suas tiragens e circulação, como informa o Meio&Mensagem de fevereiro. Os 10 maiores jornais deixaram de imprimir durante o ano de 2008 uma quantidade de exemplares equivalente a toda edição anual, por exemplo, de um O Estado de S. Paulo. Algumas quedas foram espetaculares: O Dia (- 31,7%), Meia Hora (- 19,8%), Diário de S. Paulo (- 18,6%), Jornal da Tarde (-17,6%), Extra (- 13,7%), O Estado de S. Paulo (- 13,5%), Diário Gaúcho ( – 12,0%), O Globo ( – 8,6 %) e Folha de S. Paulo (- 5,0%). Isto tem sido compensado (nos balancetes) pela receita publicitária. Recebe-se, cada vez mais, propaganda e paga-se por ela.
Algo esta fervendo no caldeirão Brasil como deixam perceber estas sopas de números que selecionei.
João Guilherme Vargas Netto, Consultor Sindical