Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Tempo de despertar!
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
Artigos
Nunca antes na história do Brasil vieram à tona tantas denúncias de corrupção, de falcatruas, de desvio de dinheiro público, das mais variadas formas e envolvendo principalmente altos escalões dos poderes Legislativo e Executivo. É muita riqueza nacional desviada de suas finalidades. Desviadas do povo brasileiro.
Se fizermos uma análise mais criteriosa, mais profunda sobre as denúncias levantadas na União, Estados e municípios brasileiros, chegaremos à conclusão de que, salvo raríssimas exceções, nossos administradores não executam uma obra sequer sem levar vantagem (propina) sobre ela.
Isso não é especulação. É conclusão com base em fatos que se revelam a cada dia em todos os cantos desse nosso Brasil e inclusive na capital federal, que está atolada na maior crise moral da história.
Ao constatar isso, que a corrupção corre livremente de ponta a ponta no Brasil, principalmente nos poderes executivo e legislativo, isso nos apavora. Como cidadãos de bem que lutam por melhores condições de vida para os trabalhadores que representamos, isso realmente nos apavora. Esperamos que esses crimes se retraiam e que nossos órgãos fiscalizadores (Ministério Público, Polícia Federal…) sejam mais ágeis e presentes para detectar, apurar e punir com rigor os envolvidos nesses crimes.
Precisamos também de melhores sistemas de controle do dinheiro público para dificultar manobras de desvio.
O povo brasileiro também precisa aprender grandes lições com todo esse estado de coisas que assistimos diariamente por todo Brasil. As pessoas precisam saber de seu poder de votar contra pessoas acusadas e condenadas por envolvimento em atos ilícitos, desvio de dinheiro público, para que, com a força do voto, sejam definitivamente alijadas do poder público.
Todos precisamos fazer a nossa parte e aprender muito com esse momento em que o Brasil atravessa. Um período de crise, não só econômica e financeira, como principalmente moral e política.
O povo brasileiro tem papel fundamental nesse processo de mudança. Ir para as ruas e dizer não! Ir para as ruas e diizer basta! Ir para as ruas e dizer chega! Esse é o papel de cada um! De cada cidadão de bem deste País abençoado por Deus!
As pessoas precisam se indignar mais com tudo de errado que está acontecendo e ajudar para que elas não voltem mais a acontecer.
É tempo de despertar, povo brasileiro!
Adauto Cândido de Almeida, secretário geral da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul