Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Tempo de Mudanças
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Artigos
Às vésperas da entrada de um novo ano, depois de um longo e tumultuado processo eleitoral, somos levados à reflexão sobre o andamento de nosso querido Brasil. E a conclusão a que chegamos é de que somos sim um país abençoado. Privilegiado por não termos aqui terremotos, tsunamis, furacões e outras catástrofes como ocorre em outras regiões do planeta. Entretanto, não podemos nos acomodar com isso. Nós, brasileiros, precisamos arregaçar as mangas e encarar, enfrentar e resolver alguns problemas que nos assolam há tempos.
Sobre as eleições, por exemplo, apesar de um eficiente sistema de votação eletrônica, ainda pecamos com a falta de um trabalho mais eficiente de fiscalização para impedir a compra de voto e outras mazelas.
E sobre nossa economia então? A população está tomando consciência maior da elevada carga de tributos que incide sobre cada produto de uso e consumo que adquire. Até quando vamos continuar literalmente trabalhando para sustentar o governo durante cinco ou mais meses do ano só para pagar nossos impostos? Até quanto nossos representantes políticos vão continuar de braços cruzados diante desse problema para o qual o povo abre os olhos, arregalados, para ver e se dar conta da gravidade do problema?
E os constantes casos de corrupção e desvio de recursos em órgãos públicos em todas as esferas? Quando teremos sistemas eficientes para evitar esses crimes?
Há muitos anos temos ouvido também que o Brasil precisa, urgentemente, promover uma reforma do judiciário. Esse poder está abarrotado de processos devido não só à falta de profissionais, como também devido às inúmeras “brechas” das leis que proporcionam os intermináveis recursos e oficializam a impunidade. Reforma já! E urgente! do judiciário. Essa é a vontade do povo brasileiro.
Então, que o Natal seja próspero para todos e que nossas autoridades também reflitam de que é preciso trabalhar mais e urgente para colocar o Brasil de uma vez por todas nos trilhos rumo ao desenvolvimento com justiça e qualidade de vida para todos.
Adauto Candido de Almeida, vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul