Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Trabalhadoras da alimentação comemoram no dia 25, o Dia Internacional da Mulher
quinta-feira, 6 de março de 2014
Artigos
Será no próximo dia 25, a comemoração do Dia Internacional da Mulher promovida pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo (Fetiasp) e os sindicatos filiados. Embora a data fixada internacionalmente em homenagem à mulher seja 8 de Março, a manifestação das trabalhadoras das indústrias da alimentação será realizada dentro da programação elaborada pela Força Sindical, no chamado Março Mulher.
Consideramos que nós mulheres conquistamos avanços ao longo dos anos, aumentamos nossa presença no mercado de trabalho e também nossa escolaridade e já ocupamos mais postos de comando nas empresas.
No entanto, ainda temos muitos desafios, como o salário desigual e a violência doméstica. Nós trabalhadoras temos salários com valor 30% menor que os recebidos pelos homens, apesar de executar a mesma função. A diferença existe pelo simples fato de sermos mulheres.
Para nós, a Lei Maria da Penha é um avanço, mas mulheres são mortas pelo País. Não podemos nos conformar com estas situações. A Secretaria de Política para Mulheres e Assuntos Raciais da Fetiasp é coordenada por uma mulher e um homem: o companheiro Paulo Henrique Viana e eu. A secretaria da Mulher é a Maria Goretj Aragão. Tudo sob o comando do nosso presidente Melquíades de Araújo.
Entendemos que devemos lutar para mudar estas situações e no dia 25, faremos um debate sobre a Agenda do Trabalho Decente (que inclui o salário desigual) e a violência contra a mulher. Serão palestrantes a secretária nacional de Políticas de Cidadania e Direitos Humanos Ruth Coelho Monteiro e a secretária estadual da Mulher do Estado de São Paulo Helena Ribeiro da Silva.
Neusa Barbosa de Lima, Diretora da Fetiasp