Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Trabalhadoras da indústria da alimentação farão Encontro estadual
sexta-feira, 20 de março de 2015
Artigos
Uma conquista importante que nós mulheres obtivemos nesses anos de luta foi a disseminação de informações sobre praticamente tudo que nos interessa e que nos dizem respeito. Algumas providências já foram tomadas, como a Lei Maria da Penha, mas temos de reconhecer que ainda falta muito para que as ações de prevenção sejam eficazes para evitar as mortes.
É bom termos clareza desta situação e continuarmos a lutar para mudá-la. Nosso próximo passo será realizar o Encontro Estadual da Mulher da Alimentação, no dia 23, das 8h às 12h30, na sede da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de S. Paulo), em São Paulo. Queremos que os homens participem deste Encontro para que possam se informar sobre as questões que mais inquietam as mulheres, como a desigualdade salarial entre homens e mulheres que desempenham a mesma função.
As mulheres também sofrem com o assédio moral dos chefes. Em nossas pautas sempre reivindicamos aos patrões a promoção constante de curso de comando e administração, aprimorando o comportamento que deve haver entre direção e comandados, humanizando o relacionamento.
As trabalhadoras das bases da alimentação ainda enfrentam muitos desafios. Muitas delas não podem ir às reuniões de pais e mestres nas escolas porque as empresas se recusam a receber os atestados. Se os alunos tiverem problemas e forem reprovados no ano letivo, as mães precisam assinar documento de abandono escolar. O colégio envia estes documentos ao Conselho Tutelar, que fica cobrando as mães.
Sempre incentivo as companheiras das bases a se sindicalizarem, se tornarem diretoras dos sindicatos também. Também peço aos presidentes dos sindicatos, que fortaleçam a presença de mulheres em suas diretorias que ainda é mais representada por homens.
Neuza Barbosa de Lima,diretora da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo) e ex-secretária da Mulher da Força Sindical