Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Trabalhadores querem mais direitos e democracia
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Artigos
O País vem sendo sacudido por manifestações, numa clara demonstração de que a política, a economia e a administração pública não andam bem, e que, apesar de faltar mais de três anos e meio para a próxima eleição presidencial, o poder está sendo disputado palmo a palmo. Do ineditismo da situação, da confluência da crise política e econômica, e do descalabro exposto pela corrupção na Petrobrás, destaco a necessidade de uma intensa mobilização em defesa da democracia, do Estado de direito e das liberdades e direitos sociais duramente conquistados.
Fica evidente que, da confrontação política em curso no País, ganharam destaque forças interessadas em fazer ruir a estabilidade democrática e as conquistas sociais, econômicas e trabalhistas, as históricas, como a CLT, férias, 13º salário, seguro-desemprego, Petrobras e Pré-sal, entre outras, além das mais recentes, como Bolsa Família, Fies, Prouni e a política de valorização do salário mínimo, todas caras à classe trabalhadora, aos excluídos e a todos que lutam por um País mais justo, desenvolvido, democrático e igualitário.
Os trabalhadores não aceitam esta armadilha e os intentos dos que tentam manipular a justa indignação popular contra a corrupção e outros desmandos para romper a ordem constitucional e, por fim, atacar direitos sociais e trabalhistas. Não é de hoje que a Força Sindical frisa que o País carece de reformas e de medidas concretas para viabilizar nosso projeto de desenvolvimento econômico e social, centrado no combate à especulação financeira e na criação de um ambiente econômico propício a nossa recuperação industrial, ao empreendedorismo, à geração de emprego e renda.
Por isto estamos nesta luta, nas ruas e no Congresso, para derrubar as medidas de ajuste econômico que prejudicam o acesso dos trabalhadores ao seguro-desemprego e às pensões. E é por isto que dizemos à presidenta Dilma: cumpra seu programa, que foi sufragado pela maioria dos brasileiros, dentre eles as grandes massas de trabalhadores!
João Carlos Gonçalves – Juruna
Secretário-geral da Força Sindical