Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Trabalho Decente
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Artigos
Os Estados brasileiros têm a oportunidade de discutir, de norte a sul, de leste a oeste, com a comunidade, as mazelas existentes no mercado de trabalho em todos os níveis e em todas as profissões e procurar reverter o quadro. São análises e discussões que vão alicerçar a Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, que será realizada em Brasília em abril do ano que vem. Até lá, as centrais sindicais e o movimento sindical como um todo, tem a obrigação de participar assiduamente desse trabalho que já está sendo desenvolvido na maioria dos Estados, com a participação também de governo e iniciativa privada, pois pode representar as mudanças que tanto desejamos para que o trabalhador brasileiro seja tratado com mais dignidade, respeito e boa remuneração.
Em Mato Grosso do Sul, nosso Estado, reunimos primeiramente a direção das seis centrais (Força Sindical, CTB, CGTB, NCST, UGT e CUT), para uma pré-conferência regional dos trabalhadores, para discutirmos uma pauta comum a ser defendida nas demais seis sub-regiões em que o Estado foi dividido. A iniciativa foi aplaudida pela sociedade e contou com a presença de parlamentares (vereadores, deputados estaduais, federais e o Senador Delcídio do Amaral). Reunimos sindicalistas da Capital e interior para elencarmos todos as questões que dizem respeito aos reais interesses e anseios dos trabalhadores sul-mato-grossenses.
No documento final solicitamos: – Redução de jornada de 44 para 40 horas semanais, sem redução dos salários; – Fim do famigerado Fator Previdenciário, que reduz em até 40% ou mais o salário dos aposentados; – Valorização do Salário mínimo; – Redução das taxas de juros; – Igualdade profissional entre homens e mulheres; -Valorização do serviço público e do servidor público, entre outras questões.
Passada essa etapa, teremos, nesta sexta-feira (19) a realização da primeira Conferência Regional do Emprego e Trabalho Decente, com os municípios que norteiam nossa Capital, Campo Grande. O evento contará com as presenças das autoridades: o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (PDT), governador de MS, André Puccinelli(PMDB) e do prefeito da capital, Nelsinho Trad (PMDB), entre outras.
Temos consciência de que será preciso muito trabalho para colocarmos no documento final todos os anseios dos trabalhadores. Depois dos Estados, teremos a conferência nacional, que será realizada em abril de 2012. E como boas lideranças sindicais que somos, certamente lutaremos muito para que essa conferência entre para a história do movimento sindical brasileiro como uma ação que mudou, para melhor, as condições de trabalho e de vida de todos os nossos trabalhadores brasileiros.
Essa é nossa meta. Esses são nossos objetivos.
Idelmar da Mota Lima é presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, diretor da CNTC e presidente do sindicato e da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de MS.