Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Trabalho decente é arma contra o trabalho infantil
sábado, 23 de maio de 2009
Artigos
Neste 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a reflexão sobre a importância do combate ao trabalho infantil ganha uma relevância mais especial, a medida que a data acontece em meio a uma crise econômica de proporções ainda não mensurada. Um momento em que grupos vulneráveis (jovens, mulheres, negros, idosos, crianças) são ainda mais ameaçados, correndo o risco de verem sua situação regredir.
As crianças merecem atenção especial, pois os casos de exploração podem aumentar: com o desemprego de muitos chefes de família, todos terminam indo buscar uma forma de sustento, o que geralmente envolve as crianças, em especial as meninas, no trabalho em faróis ou em residências, como domésticas ou babás.
É fundamental evoluirmos ainda mais no trabalho que tem sido feito por diversas entidades brasileiras com o objetivo de oferecer a essas famílias e a essas crianças alternativas que não sacrifiquem nem o presente nem o futuro delas. Isso passa pelo combate às piores formas de trabalho infantil, com a qual a Seccriança (Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente) da Força Sindical tem se envolvido. Passa ainda pela organização de manifestações e pela pressão aos órgãos competentes para que providências sejam tomadas e fortalecidas.
Outra alternativa a ser oferecida a essas crianças é o acesso à Educação de qualidade, como defende a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Assim como seus pais devem ter condições de trabalho decente. Essa é a verdadeira arma de prevenção e combate ao trabalho infantil.
Gleides Sodré, secretária Nacional da Criança e do Adolescente da Força Sindical e diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região