Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Trabalho decente é salario igual
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Artigos
No Brasil, onde as mulheres ganham em média 40% a menos do que os homens, o percentual de pobreza seria 20% menor com a EQUIPARAÇÃO SALARIAL. Precisamos estar unidas pela promoção da igualdade em todos os espaços, especialmente nos ambientes de trabalho.
Existe uma grande relação entre desigualdade de gênero e pobreza e existem também vários dados que atestam como a valorização do trabalho feminino pode influir positivamente para o desenvolvimento econômico. Hoje, nós mulheres chefiamos quase um terço das famílias brasileiras, há décadas passadas essa proporção chegava a 10%. Com tanta responsabilidade nós mulheres ainda enfrentamos dificuldades adicionais.
Enquanto o mundo se prepara para enfrentar um período de recessão econômica, estudos indicam que um dos principais fatores de redução da pobreza está na IGUALDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES.
Pesquisas indicam que a pobreza tende a se reduzir à medida que nós mulheres temos mais acesso ao mercado de trabalho, inclusive, os países em desenvolvimento que possuem menos desigualdade de gênero tendem a registrar taxas de pobreza mais baixas, são estudos que mostram o grau de redução da pobreza se os rendimentos de homens e mulheres forem equiparados.
A relação entre pobreza e desigualdade de gênero fica clara quando sabe-se que em períodos de crise econômica mundial como o atual, as primeiras pessoas a perderem a ocupação são as mulheres dedicadas ao trabalho principalmente o informal. È fato que, nós mulheres ganhamos menos do que os homens e desenvolvemos as mesmas atividades.
Um componente que não pode faltar na busca pela igualdade de gênero, é a consciência política das mulheres. Ainda que muitas prefiram trocar a ascensão profissional por mais qualidade de vida, mais tempo para os filhos, mais tempo para si, não podemos esquecer que devemos lutar para marcar nossa posição na sociedade.
Precisamos questionar e perguntar… Por que ganhamos menos???
Precisamos buscar mais espaço não apenas por uma questão política, mas de consciência social e de busca pelos nossos direitos.
Flora Brioschi – Mulher, Mãe, Trabalhadora e Dirigente Sindical do SINTEPAV-BA Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Cívil Pesada e Montagem Industrial do estado da Bahia e
FORÇA SINDICAL BAHIA.