Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Trabalho indecente na região de fronteira
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Artigos
Mato Grosso do Sul está a todo vapor com as Conferências Regionais de Emprego e Trabalho Decente, que precedem a conferência estadual que será realizada dias 18 e 19 de novembro e que, por sua vez, precede a nacional em 2012. Amanhã (16) estaremos na cidade de Ponta Porá, fronteira como Paraguai (Pedro Juan Caballero), onde reuniremos lideranças sindicais, autoridades públicas e empresários (tripartite) das regiões Sul fronteira e Cone Sul, para discutirmos que medidas serão necessárias adotar para que o trabalho decente torne-se uma realidade local.
Ao longo dos anos, como sindicalistas, temos denunciado algumas injustiças cometidas tanto contra brasileiros quanto com estrangeiros no mercado de trabalho da região de fronteira. A exploração da mão de obra, tanto por empresários brasileiros como estrangeiros, tem sido grande. O empresariado aproveita da grande oferta de pessoal e procura tirar vantagens principalmente na área comercial. Comerciários brasileiros e paraguaios são explorados quando atravessam a fronteira para encontrar oportunidades de emprego. A remuneração é baixa e as jornadas são excessivas.
A Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul luta pela regularização desse problema. Empresários brasileiros devem ser melhor fiscalizados para impedir que “escravizem” a mão de obra estrangeira que encontra na região de divisa de nosso Estado, quer com o Paraguai ou com a Bolívia.
Nós, que também representamos a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS, temos denunciado o problema. Entretanto, pouco tem sido feito para acabar com a exploração.
Temos esperança de inserirmos propostas na conferência nacional e aprovar leis que melhorem a relação de trabalho não apenas em nossas fronteiras em Mato Grosso do Sul com países vizinhos, mas as fronteiras de todo o Brasil.
Essa é nossa meta! Esse é um de nossos objetivos.
Estevão Rocha dos Santos é vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul; presidente do Seaac/MS e diretor da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom