Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Um dragão ameaça a saúde dos trabalhadores
quarta-feira, 7 de junho de 2017
Artigos
A grave crise política e econômica e a ameaça da aprovação das Reformas Trabalhista e Previdenciária contribuem para o aumento dos transtornos mentais provocados pelo estresse permanente no local de trabalho. Os avanços do diagnóstico no campo da Saúde Mental e do Trabalho (SM&T) comprovam um vínculo bastante claro entre o ambiente de pressão psicológica e os transtornos mentais, principalmente no setor da saúde. É como se o trabalhador acordasse todos os dias com um dragão ameaçador debaixo da cama.
Pesquisas apontam que o problema já é a terceira causa de afastamento do trabalho. E o agravamento desta situação é preocupante. Na área da saúde, onde o ambiente já é muito tenso pela própria natureza das tarefas diárias, o medo de perder o emprego e a insegurança potencializa o risco dos trabalhadores desenvolverem um ou mais transtornos como: ansiedade, ansiedade permanente, síndrome do pânico, psicoses delirantes, bulimia nervosa, depressão, fobias, burnout e outros.
A maioria desses males psíquicos instala-se de forma silenciosa e traiçoeira. A dificuldade de se detectar o problema logo no início acaba retardando o diagnóstico, o que pode acarretar um mal maior e o afastamento temporário ou permanente. Também aumentam os riscos de acidentes com perfurocortantes e material biológico, sobretudo os provocados por ferimentos com fluídos contaminantes. Muitos profissionais da saúde arriscam-se diariamente a contrair doenças infecto-contagiosas como HIV, Hepatite C, Tuberculose e outras.
Outro fator de agravamento é que os transtornos atacam com maior assiduidade o público feminino. Vale lembrar que a mulher corresponde a cerca de 80% do total de trabalhadores do setor da saúde. O uso de álcool e drogas é também uma questão subsidiária da mesma problemática; com conseqüências igualmente catastróficas.
Se forem computados os inúmeros malefícios causados aos trabalhadores e ao sistema de saúde pelas condições inseguras e estressantes nos locais de trabalho é óbvia a conclusão de que o melhor a fazer é investir na prevenção. Um ambiente saudável não só diminui a chance de acidentes biológicos e mecânicos, como também reduz o risco dos transtornos mentais.
Importante mencionar aqui o lançamento do livro O dragão debaixo da cama, do senador Paulo Paim, que analisa o impacto das reformas Previdenciária e Trabalhista na vida dos brasileiros. A idéia do título refere-se ao desconforto e à insegurança que os trabalhadores brasileiros estão passando com a expectativa da aprovação das reformas e a conseqüente perda de direitos.
Joaquim José da Silva Filho,secretário-geral do SinSaudeSP