Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Um fato importante
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Artigos
por José Pereira dos Santos
Na semana passada, dia 19, o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), recebeu sindicalistas da cidade. O objetivo foi avaliar as recentes eleições, debater a conjuntura política e verificar formas de atuação conjunta entre o sindicalismo e o Poder Executivo.
O evento reuniu amplos setores do sindicalismo, incluindo uma delegação de metalúrgicos. Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) levou a mensagem da categoria, fez propostas e encaminhou reivindicações.
A principal preocupação dos metalúrgicos, hoje, é com a situação da indústria. No âmbito municipal, reivindicamos uma política mais ativa do governo local para manter as indústrias atuais, facilitar a expansão ou atrair novas fábricas para o município, inclusive oferecendo vantagens fiscais.
Guarulhos é uma cidade privilegiada. Fica ao lado de São Paulo (a maior metrópole do hemisfério sul), é cortada por grandes rodovias e abriga o principal aeroporto do País. A cidade já é um importante centro de consumo e possui amplos segmentos de mão de obra qualificada.
O que precisa ser feito? Precisa haver integração e articulação entre trabalho, capital e poder público, a fim de explorar as enormes potencialidades guarulhenses. A cidade já conta com a Agende, vai implementando o Parque Tecnológico e desenvolve outras ações em prol do setor produtivo. Mas pode avançar mais e mais rapidamente.
O prefeito sugeriu reuniões trimestrais com o sindicalismo. Nós estamos de acordo. Mas propomos: a) que as reuniões agreguem todos os setores sindicais da cidade; b) que elas tenham agenda e se realizem com base em um roteiro previamente definido, a fim de organizar as discussões e os encaminhamentos.
O movimento sindical defende a democracia representativa. Mas é preciso avançar. O povo brasileiro tem dado seguidas mostras de que quer participar mais. Porém, para isso, precisamos valorizar os instrumentos já existentes, como os conselhos previstos na Constituição, e criar mecanismos locais.
O sindicalismo é uma força ativa da sociedade. Somos uma organização classista e suprapartidária. É com essa autonomia que pautamos nossas ações. O relacionamento com o prefeito, de qualquer partido, será sempre visando ao interesse coletivo, que está acima de tudo.
José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região