Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Uma história que nos orgulha
quinta-feira, 28 de abril de 2016
Artigos
Sábado, dia 30, nosso Sindicato vai completar 53 anos. Haverá evento em nossa sede, dia 29 à noite, para homenagear sócios mais antigos. A comemoração dos 53 anos ocorre num momento duro para os brasileiros, devido à recessão, à crise política e à instabilidade que ameaça Dilma Rousseff na Presidência da República.
Além do evento alusivo aos 53 anos, a semana de aniversário terá várias atividades. Entre 27 e 29, ocorre em nosso hotel-fazenda, em Vargem, Encontro Nacional da Rede Gerdau, com entidades sindicais de todo o Brasil. Na manhã do dia 29, Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho. Sábado cedo, dia 30, haverá Encontro Setorial com metalúrgicos da base atendidos pelo Setor E.
Esses eventos dão uma ideia do porte do Sindicato e da agenda dinâmica dos trabalhadores, especialmente os metalúrgicos. Ao mesmo tempo, revelam a amplitude da ação sindical e nossa responsabilidade perante a categoria e o País.
A força de uma Nação depende de vários fatores. Mas depende, em muito, da capacidade do povo em construir instituições com base social. Esse tem sido o esforço do sindicalismo, atualmente articulado em Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais. No nosso caso, a atuação abrange ainda formação profissional, esportes e trabalho social. O Sindicato também participa de entidades como a Agende, onde debatemos propostas para a cidade.
Ao longo dessas mais de cinco décadas, o mundo e o Brasil mudaram. Por longo período, a humanidade correu risco de guerra nuclear, possibilidade hoje remota. Mas, apesar do progresso trazido pelas novas tecnologias, novos problemas surgiram. É o caso da degradação ambiental, que ameaça o planeta. Outro drama é a crise migratória gerada por guerras locais e conflitos. Também nos afligem as drogas, o crime organizado e o terrorismo em diversos pontos do mundo.
O Brasil não é uma ilha isolada. E o sindicalismo não está desligado do contexto, pois a economia é globalizada e os problemas se irradiam. Dizia John Lennon que devemos olhar o global e atuar no local. É o que o Sindicato procura fazer. Temos uma visão do macro, mas focamos as ações no micro, principalmente, ou seja, em nossa base e na categoria.
Aos 53 anos de vida, somos uma entidade marcada por lutas e conquistas. Nascemos na democracia, no governo Jango; um ano depois, veio o golpe e instaurou a ditadura; a diretoria foi cassada e o Sindicato sofreu intervenção; participamos das lutas contra a carestia; apoiamos as Diretas-Já; combatemos os governos neoliberais; e sempre somamos com as forças que buscam crescimento, progresso e justiça social.
Mas não se luta ou conquista sem instrumentos, recursos e energia. O Sindicato é o instrumento, os recursos são as contribuições da categoria e a energia vem da unidade dos metalúrgicos. Por isso, ao ensejo dos 53 anos, abraço cada metalúrgico e metalúrgica, saúdo as gerações antigas e faço um apelo aos jovens para que acreditem no poder da organização.
Abraço especial à diretoria do Sindicato, incansável nas lutas por emprego, salário, saúde e dignidade ao trabalhador.
José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
www.facebook.com/PereiraMetalurgico
www.pereirametalurgico.blogspot.com.br