Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Valorização da Mulher e valorização da vida
quinta-feira, 1 de março de 2012
Artigos
Estamos nos aproximando do Dia da Mulher e, neste momento, avaliamos o que conquistamos e os desafios que ainda temos que enfrentar. Avançamos em termos de leis, de normas, mas na prática, ainda enfrentamos grandes problemas.
Falamos muito e atuamos para conquistar benefícios para as mulheres trabalhadoras, como igualdade salarial, a necessidade de creches e de qualificação profissional.
Mas também considero importante falar da violência doméstica e as mortes das companheiras, quando elas querem colocar fim aos relacionamentos.
Entendo que o combate a este tipo de violência não é se colocar contra os homens, mas tentar colocar fim à ignorância, que neste caso específico é a mãe da violência.
Defender apenas o fim da violência não basta. Precisamos ir além respeitando o jeito de ser de cada um.
Quero apenas propor outro olhar para os relacionamentos entre homens e mulheres. É preciso esclarecer que antes de amar o outro precisamos amar a nós mesmo. Quem não ama a si próprio não consegue ser amado por ninguém e não adianta ameaçar a companheira e matá-la.
Devemos educar nossos (as) filhos (as) para amar e lutar para viver em paz em seus lares. Mas também quando não tiver mais jeito deixar as (os) companheiras (os) irem embora em paz quando quiserem. Não é fácil, mas é possível.
Neuza Barbosa,diretora da Fetiasp