Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Valorização do trabalho e da vida
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Artigos
Após intenso debate com os trabalhadores (as), e consultas via enquete para construção coletiva da pauta da campanha salarial 2009, o Sintepav apresentou suas reivindicações aos patrões em 5 de janeiro.
Para os trabalhadores, o importante momento da economia, com o PIB tendo crescimento no último trimestre de 2008, 6,3%, e o setor da construção crescido 10,20%, nos desafia a transformar a riqueza produzida pelos trabalhadores em salários dignos, saúde e redução da jornada de trabalho. Esses dados econômicos, por si só, mostram se possível os empresários concederem nossas reivindicações.
No momento em que os patrões utilizam a crise do capital financeiro para chantagear a classe trabalhadora e diminuir direitos, resolvemos reagir mais uma vez, elegendo como mote da Campanha ‘Valorização do Trabalho e da Vida’. Com o sentimento de valorizar o trabalho, o Sintepav irá para as mesas de negociações disposto a mostrar aos patrões a necessidade de negociar a pauta, ajudando a agenda positiva dos trabalhadores e do Brasil, com o aumento da renda dos trabalhadores e lhes devolvendo em melhores salários a riqueza gerada pelas nossas mãos calejadas.
A pauta consiste em um conjunto de reivindicações demandadas diretamente pelos trabalhadores e são de natureza econômica, social, saúde e segurança no trabalho. Para não assentir direto ao patronato de questionar o método de organização da pauta, partimos da realidade existente. O reajuste de 19% corresponde à inflação do período, mais o desempenho do setor; A tabela salarial, expressa a condição do mercado; as horas extras, como sobre valor para o trabalho além da jornada normal; a cesta de 150,00, considerada a alta dos alimentos. Ou seja, a pauta tem fundamento e os patrões não tem como desqualificá-la. Já as subcontratadas deverão praticar as mesmas condições para seus trabalhadores, evitando que a terceirização do trabalho seja uma ferramenta utilizada pelos patrões contra os direitos dos trabalhadores.
O Sintepav iniciará processo de mobilização no estado. O prazo da categoria para fechar as negociações é o mês de fevereiro.
Adalberto Galvão, é Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia Sintepav-BA