Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Vamos à luta contra a retirada de direitos
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
Artigos
Não unificação de regras para aposentadoria de homens e mulheres
Há muitos anos lutamos para conquistar direitos, para ter igualdade e oportunidade iguais as que desfrutam os homens. Conseguimos disseminar a informações sobre as desigualdades e a necessidade de lutar para eliminá-las. Sempre consideramos que ter uma mulher na presidência da República ajudaria muito a nossa luta No entanto, estou convencida que apenas isso não basta.
Precisamos desenvolver estratégias para que as mulheres preservem direitos já conquistados como a atual legislação previdenciária. Quando se aposentam somente por idade, as mulheres podem fazê-lo aos 60 anos de idade, ou seja, cinco anos antes que os homens, que se aposentam com 65 anos. Ambos precisam ter 15 anos de contribuição no mínimo.
O mesmo acontece quando a aposentadoria será por tempo de contribuição: 30 anos para mulheres e 35 para os homens.
Já estamos calejadas e sabemos que em períodos de crise, o governo sempre quer encontrar soluções jogando a conta para os trabalhadores. E neste caso, o sacrifício maior proposto pelo governo cairá sobre as trabalhadoras. Na reforma da previdência que o governo defende atualmente, a equipe econômica quer unificar as regras de aposentadorias para homens e mulheres.
Repudiamos esta proposta e vamos intensificar a luta para manter as regras atuais. Este 8 de Março será marcado pela defesa dos direitos conquistados.
Maria Auxiliadora dos Santos,
Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical