Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Vamos aproveitar a campanha do Outubro Rosa e fazer a prevenção
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Artigos
A cor Rosa está espalhada em vários locais das grandes cidades, como São Paulo e Brasília, na iluminação de prédios públicos e nos laçinhos pendurados nas blusas ou paletós de homens e mulheres. É a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal alertar a todos a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce.
Todos os anos inúmeras mulheres são acometidas pelo câncer de mama, uma doença fácil de ser tratada desde que haja um diagnóstico precoce. Portanto, é essencial o surgimento de campanhas que conscientizem a população a respeito desse tipo de câncer.
Esta campanha é internacional que começou nos Estados Unidos com ações isoladas que pretendiam informar as pessoas a respeito do câncer no mês de outubro. Em 1997, após o Congresso Americano estabelecer esse mês como o mês nacional de prevenção do câncer de mama, o movimento ganhou força e espalhou-se por todo o planeta.
O laço rosa, tornou-se um dos símbolos da campanha, foi feito pela Fundação Susan G. Komen, em 1990, e distribuído pela primeira vez em uma corrida pela cura do câncer que aconteceu em Nova York.
Nós os trabalhadores também participamos da campanha Outubro Rosa, fixando cartazes, escrevendo artigo e panfleto. Mas entendo que deveríamos nos intensificar este trabalho nas bases para que as trabalhadoras façam seus exames para diagnósticos de câncer de mama e,em novembro, os trabalhadores façam o diagnóstico do câncer de próstata. Descobrindo no início a cura é mais fácil.
Rosiclea de Castro,
Coordenadora da Atra (Associação em Defesa do Trabalho do Ramo da Alimentação do Estado de São Paulo)