Ninguém em sã consciência apoia os atos terroristas ocorridos no domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília, Distrito Federal.
Quem é democrata e verdadeiramente patriota ficou indignado e estarrecido com a invasão, a omissão de autoridades, a conivência policial e a depredação criminosa do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF.
Não podemos aceitar que os poderes da Nação, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, pilares da democracia brasileira, sejam cruelmente atacados.
Exigimos que sejam punidos exemplarmente os agentes e os mentores terroristas e golpistas, para que fatos caóticos e violentos como este não ocorram novamente no Brasil.
A democracia precisa seguir em frente, com respeito às diferenças e aos resultados das eleições, garantindo o desenvolvimento de toda a Nação.
Com um Estado forte, propulsor da indústria nacional e de políticas públicas e medidas sérias que garantam para todos: emprego, renda, trabalho decente, direitos trabalhistas, sociais e previdenciários, carteira de trabalho, vida digna, educação e saúde públicas de qualidade, cotas raciais e inclusão social etc.
Os trabalhadores, as comunidades e as pessoas mais vulneráveis da sociedade precisam do nosso trabalho de conscientização permanente para que não sejam usados em atos criminosos e enganados por fakenews divulgadas em redes sociais da extrema-direita.
O ex-presidente da República, que fugiu para os Estados Unidos, fomentou a vida toda, como parlamentar inútil e em todo o seu nefasto governo federal, em atos, gestos e palavras, o negacionismo e a violência contra as instituições democráticas, culminando com o triste episódio do 8 de janeiro de 2023 no Distrito Federal.
Esperamos que a Justiça haja com relação ao ex-presidente também e que a sociedade brasileira não caia mais nas mentiras propagadas por uma minoria neoliberal, privilegiada, venal, individualista, golpista, violenta e fascista.
Viva a Democracia!
Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico, é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo