Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
15 JUL 2024

Imagem do dia

[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"]Centrais e ministro do Trabalho falam sobre igualdade salarial entre homens e mulheres Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"]Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.

"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".
O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.

Relatórios

Os relatórios elaborados, em parceria, pelo Ministério do Trabalho e das Mulheres apresentam um levantamento fornecido pelas empresas com as diferenças salarias dentro do quadro de funcionários. É “Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios” que serve de base para que o movimento sindical lutar para fazer valer a Lei da Igualdade. De acordo com a lei, empresas com 100 ou mais funcionários ficam obrigadas a divulgar a cada seis meses, em março e setembro, esses dados. Além de enviar os dados ao MTE, as empresas também devem publicar os relatórios em seus sites, nas redes sociais, ou fazendo por meio de canais que garantam a ampla divulgação para empregados, colaboradores e público em geral. Caso constatada a desigualdade salarial entre mulheres e homens, o MTE irá notificar a empresa, para que elabore, em 90 dias, um plano de ação com medidas a serem adotadas.

Governo

No encontro, o ministro Luiz Marinho citou os desafios enfrentados para garantir não apenas a igualdade salarial, mas também a igualdade de acesso às oportunidades.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.
A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."

A lei da igualdade

A lei estabelece diretrizes para que homens e mulheres tenham equiparação salarial no país. Ainda hoje, elas ganham cerca de 22% menos que homens nas mesmas funções, estão, em sua maioria, nas profissões com maior dificuldade de ascensão profissional, além de carregarem as reponsabilidades com os cuidados da casa e com filho, idosos, pessoas com deficiências, ou seja, exercem a chamada dupla jornada. Dados do Dieese mostram que, no mercado de trabalho, as mulheres ocupam apenas 45,8% dos cargos de Liderança. Considerando o recorte racial, mulheres negras representam apenas 9,5% destes cargos. A remuneração média das mulheres nesses cargos é 25% inferior à remuneração dos homens. Além disso, ao se analisar o recorte racial, verifica-se que a remuneração média das mulheres negras (pretas e pardas) é, em média, 38% inferior a remuneração do bancário branco do sexo masculino. Leia também: Setor de Serviços fica estável em maio, diz IBGE

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

Bento Gonçalves (MG): Cepromec-BG inicia atividades com boa procura por cursos

quarta-feira, 31 de março de 2010

Força

Bento Gonçalves (MG): Cepromec-BG inicia atividades com boa procura por cursos

Inauguração do Centro Profissionalizante ocorreu no sábado (27), em Bento Gonçalves

O Centro Profissionalizante do Setor Metal-Mecânico e Material Elétrico de Bento Gonçalves (Cepromec-BG) inicia suas atividades com todos os elementos necessários para se concretizar como um exemplo de sucesso. O primeiro deles é o rol de parceiros que apoiam o Stimmme (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves), mentor do projeto, na iniciativa: Simmme (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves), poder público e iniciativa privada.

Essa rede de colaboração permitiu locar a estrutura de 350 m², equipá-la com laboratórios de informática, de auto-elétrica, de usinagem e de solda, além de salas para aulas teóricas, recepção e administração. São investimentos que ultrapassam a marca de R$ 400 mil. No Centro, professores com gabarito técnico e conhecimento sobre as exigências do mercado de trabalho terão como missão principal garantir a qualidade e eficácia da formação oferecida aos profissionais.

Boa procura

Outro aval importante já foi conferido pelos trabalhadores. O Cepromec-BG registra 170 alunos inscritos para os primeiros cursos. No programa inicial aparecem Informática Básica; Leitura e Interpretação de Desenho (LID); Metrologia; Operador e Programador de CNC; Solda Eletrodo; Solda MIG; Solda TIG e Relações Humanas. Algumas modalidades têm lista de espera para as próximas edições. No segundo semestre serão implementados cursos de Torno Mecânico, Fresa, Auto-elétrica, AutoCAD, Mecânica de automóveis e Montador de máquinas, além de outros específicos conforme solicitação das empresas parceiras.

Dois fatores explicam a grande mobilização verificada por parte dos trabalhadores. A primeira é a acessibilidade, consequência das condições facilitadas que o Stimmme oferece, como aulas nos três turnos e custo reduzido nas mensalidades. A cobrança visa apenas à supressão das despesas para o custeio da escola. Outro motivo é a carência por oportunidades de formação na região. ‘Claramente o trabalhador tem interesse em buscar conhecimento pois ele sabe que o futuro de sua carreira depende dos investimentos feitos em sua especialização. Com o Cepromec, estamos atendendo a uma necessidade fundamental do setor, que é a qualificação’, explica o presidente do Stimmme, Elvio de Lima.

A implantação do Centro Profissionalizante representa um marco no histórico de reivindicações conquistadas pelo Stimmme, de acordo com o coordenador do Centro, Denis Braum. ‘Cursos de capacitação e aperfeiçoamento são o caminho para construir uma carreira sólida e segura. É por isso que insistimos na questão da qualificação dos trabalhadores. Queremos formar profissionais aptos para atender às necessidades do segmento em qualquer tempo’, define.

Parcerias pelo emprego

A carência por trabalhadores com currículo diferenciado é uma constatação que também preocupa a indústria. Na ausência de profissionais locais devidamente preparados, as melhores vagas acabam preenchidas por mão-de-obra de outras regiões – e até países. Por isso a efetivação de uma parceria entre empregadores e empregados, como é o caso do Cepromec-BG, traz perspectivas de muitos avanços para toda a categoria, conforme o presidente do Simmme, Juarez Piva. ‘Investir em qualificação é uma das estratégias de gestão para superar a concorrência e permitir que as empresas continuem crescendo e gerando empregos. É motivo de grande orgulho ver a realização de um empreendimento que promove não só o acesso ao conhecimento, mas, sobretudo, qualidade de vida para o trabalhador’, disse.

Capital e trabalho

Esse reconhecimento da necessidade de o setor empregador incentivar e facilitar a qualificação dos trabalhadores é fundamental no processo de evolução do setor, na opinião do diretor da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Barbosa. ‘É preciso que todos assumam suas responsabilidades, em iniciativas de parceria, como essa do Cepromec, para termos a geração e ocupação de empregos com qualidade’, afirmou.

A unidade entre patrões e empregados é garantia de ganhos concretos, numa fórmula que deveria encontrar repetição em muitas outras regiões do país pelo fortalecimento de toda a categoria, segundo o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Flávio Zacher. ‘Torço para que sindicatos, trabalhadores e empresários aproveitem esse cenário de parcerias e façam desse projeto o primeiro de muitos outros em comum’, destacou.

Além do setor metalmecânico, também a comunidade colhe os benefícios de uma realização que prioriza a educação, conforme o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli. ‘Temos o dever de oferecer alternativas de formação e qualificação para quem não desfruta da facilidade de acesso, e o Cepromec cumpre muito bem essa missão’, disse.

Projeto pioneiro

Pioneiro na região, o Centro deve atender os trabalhadores representados pelo Stimmme em sua região de abrangência, que envolve 19 municípios do Nordeste do Estado. No primeiro ano de atuação, cerca de 500 alunos devem freqüentar os cursos oferecidos neste ano. No futuro, poderão ser desenvolvidas outras modalidades específicas, conforme as necessidades das indústrias. Com o apoio do Sindicato Patronal, parceiro do projeto, uma das metas é a criação de um balcão de empregos, facilitando a contratação de profissionais qualificados para as áreas de interesse.

Saiba mais

Informações sobre cursos e inscrições podem ser obtidas na sede do Cepromec-BG (Rua Ângelo Marcon, 320, bairro São Roque), ou pelo fone 3452.0610.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Stimmme

Últimas de Força

Todas de Força
2ª Conferência Nacional Metal Mulheres da CNTM é neste sábado; Participe!
Força 26 JUL 2024

2ª Conferência Nacional Metal Mulheres da CNTM é neste sábado; Participe!

Manifestação nacional contra os juros altos será dia 30 de julho
Força 26 JUL 2024

Manifestação nacional contra os juros altos será dia 30 de julho

Dia da Luta Operária: filho de Ibrahin recebe placa
Força 26 JUL 2024

Dia da Luta Operária: filho de Ibrahin recebe placa

“Calçadas Seguras: ”Sindnapi obtém apoio do Fórum dos Idosos de Itaquera
Força 26 JUL 2024

“Calçadas Seguras: ”Sindnapi obtém apoio do Fórum dos Idosos de Itaquera

SINPOSPETRO-RJ lança curso de qualificação para cipeiros
Força 26 JUL 2024

SINPOSPETRO-RJ lança curso de qualificação para cipeiros

Papeleiros realizam 6º Encontro Nacional da categoria
Força 26 JUL 2024

Papeleiros realizam 6º Encontro Nacional da categoria

Aposentados e trabalhadores têm que estar à frente dos debates sobre a Previdência
Artigos 25 JUL 2024

Aposentados e trabalhadores têm que estar à frente dos debates sobre a Previdência

Acordo dos metalúrgicos injeta R$ 2 bi na economia de São José dos Pinhais e região
Força 25 JUL 2024

Acordo dos metalúrgicos injeta R$ 2 bi na economia de São José dos Pinhais e região

Metalúrgicos de Guarulhos: abertas as inscrições para o 18º Campeonato de Futsal
Força 25 JUL 2024

Metalúrgicos de Guarulhos: abertas as inscrições para o 18º Campeonato de Futsal

Servidores da Força debatem fortalecimento das negociações coletivas
Força 25 JUL 2024

Servidores da Força debatem fortalecimento das negociações coletivas

Dieese: 87,8% das negociações de junho superaram o INPC
Força 25 JUL 2024

Dieese: 87,8% das negociações de junho superaram o INPC

Jornada 6×1: audiência pública, em Brasília, promove debate sobre tema
Força 25 JUL 2024

Jornada 6×1: audiência pública, em Brasília, promove debate sobre tema

Aposentados poderão viajar de avião por até R$ 200 cada trecho
Força 25 JUL 2024

Aposentados poderão viajar de avião por até R$ 200 cada trecho

30 anos do Plano Real: DIEESE promove seminário dia 30
Força 24 JUL 2024

30 anos do Plano Real: DIEESE promove seminário dia 30

Chapa 1 “Conquista Mais!” concorre às eleições do Sindec-POA
Força 24 JUL 2024

Chapa 1 “Conquista Mais!” concorre às eleições do Sindec-POA

Sindicalistas debatem fortalecimento das negociações coletivas
Força 24 JUL 2024

Sindicalistas debatem fortalecimento das negociações coletivas

MPT vai investigar trabalho escravo em fazenda em São Paulo
Força 24 JUL 2024

MPT vai investigar trabalho escravo em fazenda em São Paulo

Veja fotos da Cúpula do L20 em Fortaleza-CE
Força 24 JUL 2024

Veja fotos da Cúpula do L20 em Fortaleza-CE

Presidente da Força participa da Cúpula do L20, em Fortaleza CE
Força 23 JUL 2024

Presidente da Força participa da Cúpula do L20, em Fortaleza CE

Trabalhadores da Saúde: Uma Realidade Além da Diversão
Artigos 23 JUL 2024

Trabalhadores da Saúde: Uma Realidade Além da Diversão

Campanha salarial mobiliza frentistas do estado do Rio de Janeiro
Força 23 JUL 2024

Campanha salarial mobiliza frentistas do estado do Rio de Janeiro

Da conscientização à sindicalização
Artigos 23 JUL 2024

Da conscientização à sindicalização

Sindnapi alerta para golpe da Central de Cancelamento
Força 22 JUL 2024

Sindnapi alerta para golpe da Central de Cancelamento

Sindicalistas do Sintepav debatem Conjuntura Política
Força 22 JUL 2024

Sindicalistas do Sintepav debatem Conjuntura Política

Químicos de São João da Boa Vista debatem campanha salarial na sede da Fequimfar
Força 19 JUL 2024

Químicos de São João da Boa Vista debatem campanha salarial na sede da Fequimfar

Nota de Pesar
Força 19 JUL 2024

Nota de Pesar

Professora e doutora Rosângela Hilário fará palestra sobre Potências Negras na 2ª Conferência Nacional MetalMulheres
Força 19 JUL 2024

Professora e doutora Rosângela Hilário fará palestra sobre Potências Negras na 2ª Conferência Nacional MetalMulheres

Pedro Luís e A Parede cantam: Moto Boy; música
Força 19 JUL 2024

Pedro Luís e A Parede cantam: Moto Boy; música

DIEESE lança pesquisa Promovendo a Igualdade de Gênero; confira
Imprensa 19 JUL 2024

DIEESE lança pesquisa Promovendo a Igualdade de Gênero; confira

Trabalhador precisa votar em quem defende seus interesses
Força 19 JUL 2024

Trabalhador precisa votar em quem defende seus interesses

Aguarde! Carregando mais artigos...