Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Brasília (DF): Força Sindical e demais centrais se reuniram com Luciano Coutinho, presidente do BNDES
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Força
Representantes das centrais sindicais se reuniram hoje (dia 17) com o presidente do BNDES Luciano Coutinho para discutir a possibilidade de o banco condicionar a liberação de empréstimos à manutenção do emprego. Segundo Sergio Luiz Leite, Serginho, 1º Secretário da Força Sindical, Coutinho explicou a dificuldade de implementar a medida.
No entanto, Coutinho se dispôs a analisar duas sugestões das centrais, ou seja, criar uma espécie de observatório.
A primeira sugestão é melhorar as condições de pagamento dos empréstimos que as empresas tomarem do BNDES, levando em consideração aquelas que mais empregam. A segunda sugestão é a de que as centrais sindicais possam acompanhar de perto os empréstimos que forem liberados para as empresas e, inclusive,passar para o banco informações sobre se elas estão demitindo ou não.
Sobre a Vale do Rio Doce, que anunciou demissões de 1.300 trabalhadores e que tem como presidente Roger Agnelli, que defendeu flexibilização das leis trabalhistas, os sindicalistas cobraram ações do governo. Segundo Serginho, o BNDES, Previ e Tesouro Nacional têm cerca de 32% das ações da Vale e participam do Conselho de Administração. Portanto, podem interferir no caso de demissões e na posição oportunista de propor flexibilização de direitos trabalhistas, que precariza o emprego.