Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente

terça-feira, 25 de agosto de 2026

Força

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente

CNJ amplia diálogo com trabalhadores e instituições para construir Política Nacional de Trabalho Decente e fortalecer proteção social no país

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente
>>>>>>>>>>>>>O Conselho Nacional de Justiça amplia o diálogo com trabalhadores, empregadores, instituições públicas e outros setores para construir uma Política Nacional de Promoção do Trabalho Decente.

Nesse processo, o Observatório do Trabalho Decente do Poder Judiciário promove reuniões temáticas destinadas a apresentar sua atuação e receber contribuições de diferentes setores sociais.

A iniciativa busca estabelecer um espaço permanente de diálogo social, aproximando instituições públicas, trabalhadores e entidades representativas para construir relações profissionais mais justas e dignas.

Além disso, o Observatório pretende ampliar a articulação institucional, produzir diagnósticos e integrar dados capazes de subsidiar políticas voltadas à promoção do trabalho decente nacionalmente.

Observatório amplia participação social

A ministra Kátia Magalhães Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho, supervisiona o Observatório, enquanto Gabriela Lenz de Lacerda, juíza auxiliar do CNJ, coordena os trabalhos.

Nesse sentido, as reuniões permitem receber contribuições de organizações interessadas em oferecer subsídios técnicos para as atividades desenvolvidas pelo Observatório do Trabalho Decente atualmente.

“O diálogo social com as centrais sindicais e demais entidades representativas é fundamental para que o Poder Judiciário construa uma Política Nacional do Trabalho Decente verdadeiramente efetiva.”

De acordo com Kátia Arruda, a proposta pretende ampliar articulações, produzir diagnósticos precisos e integrar informações para promover trabalho digno e fortalecer mecanismos nacionais de proteção social.

A participação dos trabalhadores integra essa estratégia, juntamente com representantes empresariais, órgãos públicos, movimentos sociais, universidades, organizações civis e instituições dedicadas à pesquisa sobre trabalho.

Centrais sindicais participam das discussões

Em 21 de agosto, o Observatório realizou reunião virtual com representantes de 13 centrais sindicais, ampliando a participação organizada dos trabalhadores na construção dessa política nacional.

Participaram representantes da Força Sindical, CUT, CSB, CTB, UGT e Fórum das Centrais Sindicais, além de outras organizações envolvidas diretamente nas discussões sobre trabalho decente.

Durante o encontro, os participantes conheceram e discutiram eixos da proposta, destacando a necessidade de participação social na formulação das futuras políticas públicas do Judiciário.

Além disso, o diálogo busca incorporar demandas dos trabalhadores às decisões institucionais relacionadas às condições profissionais, direitos sociais e transformações atualmente presentes no mundo do trabalho.

O conceito de Trabalho Decente envolve direitos trabalhistas, empregos de qualidade, segurança, saúde, igualdade de oportunidades, proteção social e diálogo entre diferentes atores das relações profissionais.

Chicão representa trabalhadores no encontro

Entre os representantes sindicais, Eduardo Annunciato, Chicão, presidente do STIEESP, participou da reunião a pedido de Miguel Torres, presidente da Força Sindical, contribuindo para discussões.

A presença do dirigente reforçou a participação dos trabalhadores no debate sobre direitos, valorização profissional, ambientes seguros e políticas públicas relacionadas diretamente às relações de trabalho.

Para o STIEESP, políticas sobre Trabalho Decente precisam garantir participação efetiva dos trabalhadores e entidades representativas durante elaboração, acompanhamento e aplicação das medidas construídas institucionalmente.

Nesse contexto, o diálogo entre CNJ, TST e movimento sindical pode contribuir também para desenvolver protocolos considerados durante análises judiciais relacionadas ao universo das relações trabalhistas.

Observatório acompanha políticas e jurisprudência

Criado pelo CNJ e pelo TST em 2025, o Observatório funciona como espaço de diálogo social, pesquisa e incentivo às políticas judiciárias sobre trabalho decente.

Entre suas atribuições estão monitorar políticas e práticas trabalhistas, acompanhar jurisprudência, consolidar informações sobre relações laborais e propor medidas para aperfeiçoar normas relacionadas ao trabalho.

Além disso, a agenda reúne diferentes instituições e setores para ampliar diagnósticos e buscar respostas conjuntas diante das profundas transformações observadas atualmente nas relações profissionais brasileiras.

Em julho, representantes do Observatório dialogaram com confederações patronais e com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ampliando a articulação para construir essa política.

Posteriormente, um seminário sobre indicadores de Trabalho Decente reuniu representantes do TST, CSJT, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e outras instituições públicas nacionais.

Agenda mantém debate sobre Trabalho Decente

O Observatório também prepara novas atividades, incluindo discussões sobre enfrentamento ao trabalho escravo, tráfico de pessoas e reconhecimento de direitos diante das transformações econômicas contemporâneas.

Em setembro, outra reunião temática, organizada conjuntamente com a Organização Internacional do Trabalho, discutirá a Convenção 193 da OIT sobre Trabalho Decente na Economia de Plataformas.

Dessa forma, o processo pretende consolidar diálogo permanente entre Judiciário e sociedade para construir políticas capazes de responder aos novos desafios enfrentados pelos trabalhadores brasileiros atualmente.

O STIEESP considera fundamental manter os trabalhadores no centro dessas discussões, principalmente diante das mudanças aceleradas que transformam relações, atividades e ambientes profissionais atualmente no país.

“O STIEESP seguirá participando dos espaços de diálogo e construção coletiva, defendendo que o trabalho seja, acima de tudo, fonte de dignidade, segurança, respeito e cidadania.”

“A classe trabalhadora carece de cuidados, principalmente com as mudanças aceleradas que vem ocorrendo no mundo do trabalho”, destaca Chicão.

Leia também: Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias

Últimas de Força

Todas de Força
Sintepav-BA garante apoio às famílias e emprego local
Força 11 SET 2026

Sintepav-BA garante apoio às famílias e emprego local

Metalúrgicos SP promovem Setembro Amarelo pela saúde mental
Força 11 SET 2026

Metalúrgicos SP promovem Setembro Amarelo pela saúde mental

Belo encontro em São Paulo
Artigos 11 SET 2026

Belo encontro em São Paulo

Sinpospetro-RJ promove curso sobre saúde mental no trabalho
Força 11 SET 2026

Sinpospetro-RJ promove curso sobre saúde mental no trabalho

Força Sindical e FENAM articulam defesa do trabalho médico
Força 11 SET 2026

Força Sindical e FENAM articulam defesa do trabalho médico

FENAM debate medidas para reduzir mortes de motociclistas
Força 11 SET 2026

FENAM debate medidas para reduzir mortes de motociclistas

Químicos de Bauru celebram 37 anos de lutas e conquistas
Força 11 SET 2026

Químicos de Bauru celebram 37 anos de lutas e conquistas

Nota – Em defesa das instituições e da democracia
Força 10 SET 2026

Nota – Em defesa das instituições e da democracia

SINTRABOR participa de encontro sindical internacional no México
Força 10 SET 2026

SINTRABOR participa de encontro sindical internacional no México

Cartilha do Sindnapi destaca protagonismo da pessoa idosa
Força 10 SET 2026

Cartilha do Sindnapi destaca protagonismo da pessoa idosa

Sinpospetro RJ avança em fiscalização nos postos
Força 10 SET 2026

Sinpospetro RJ avança em fiscalização nos postos

Porco no Rolete reúne eletricitários em Praia Grande
Força 10 SET 2026

Porco no Rolete reúne eletricitários em Praia Grande

Operação resgata 479 trabalhadores da escravidão moderna
Imprensa 10 SET 2026

Operação resgata 479 trabalhadores da escravidão moderna

MPT apoia fim da 6×1 e propõe ajuste no texto
Força 10 SET 2026

MPT apoia fim da 6×1 e propõe ajuste no texto

Trabalhadores da saúde aprovam greve a partir de segunda em SP
Força 10 SET 2026

Trabalhadores da saúde aprovam greve a partir de segunda em SP

Sindec-POA debate novas regras de desligamento na Renner
Força 9 SET 2026

Sindec-POA debate novas regras de desligamento na Renner

Curso da Fundacentro debate Cipa, SST e negociação sindical
Força 9 SET 2026

Curso da Fundacentro debate Cipa, SST e negociação sindical

Metalúrgicos acompanham eleição da CIPAA na MSB
Força 9 SET 2026

Metalúrgicos acompanham eleição da CIPAA na MSB

Previdência deve ser sustentável e não retirar direitos, defende Milton Cavalo
Força 9 SET 2026

Previdência deve ser sustentável e não retirar direitos, defende Milton Cavalo

Trabalhadores da Dinatecnica conquistam aumento na PLR
Força 9 SET 2026

Trabalhadores da Dinatecnica conquistam aumento na PLR

Vote pelo desenvolvimento do Brasil
Palavra do Presidente 8 SET 2026

Vote pelo desenvolvimento do Brasil

Sintracon-SP reforça direito à segurança no trabalho
Força 8 SET 2026

Sintracon-SP reforça direito à segurança no trabalho

Sabores da Fazenda é cancelado devido ao mau tempo
Força 8 SET 2026

Sabores da Fazenda é cancelado devido ao mau tempo

Eleições, joio e trigo
Artigos 8 SET 2026

Eleições, joio e trigo

Sindec-POA abre campanha por ganho real e jornada menor
Força 8 SET 2026

Sindec-POA abre campanha por ganho real e jornada menor

Câmara aprova Convenção 190 contra assédio no trabalho
Imprensa 4 SET 2026

Câmara aprova Convenção 190 contra assédio no trabalho

STIEESP celebra 81 anos de luta pelos eletricitários
Força 4 SET 2026

STIEESP celebra 81 anos de luta pelos eletricitários

Metalúrgicas reforçam ações do Setembro Amarelo
Força 4 SET 2026

Metalúrgicas reforçam ações do Setembro Amarelo

Sinpospetro-RJ mantém luta por reajuste na Campanha 2026
Força 4 SET 2026

Sinpospetro-RJ mantém luta por reajuste na Campanha 2026

Centrais comemoram avanço das 40 horas no Senado
Força 4 SET 2026

Centrais comemoram avanço das 40 horas no Senado

Aguarde! Carregando mais artigos...