A diretora de Assuntos Internacionais do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi, Andrea Gato, vai representar a entidade no Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) de São Paulo.
O diretor executivo da instituição, Juarez Martelozo Ramos, será suplente. A eleição para escolha dos novos conselheiros aconteceu na terça-feira (11).
De acordo com Andrea, o principal trabalho neste ano será a preparação para a participação na Conferência Nacional da Pessoa Idosa, que acontece em novembro na cidade de Brasília.
“Vamos auxiliar na realização das conferências municipais, que devem acontecer até maio, e depois na conferência estadual, que está prevista para agosto”, lembra.
“Serão momentos de levantar as demandas dessa população que vem crescendo em todo o Brasil e sistematizar tudo para encaminhar para a conferência nacional.”
Durante os eventos nos municípios e no estado serão definidos delegados que apresentarão as propostas para a União.
“É um momento muito importante, pois irá definir prioridades para a elaboração de políticas públicas para a pessoa idosa brasileira”, explica Andrea.
Outra atuação fundamental dos conselheiros estaduais da Pessoa Idosa, de acordo com a diretora do Sindnapi, é quanto a destinação dos recursos do Fundo Estadual da Pessoa Idosa que é administrado pelo CEI.
“O Fundo Estadual do Idoso tem por objetivo financiar programas e ações voltadas à pessoa idosa, para assegurar os seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. A distribuição dos recursos ocorre através de edital, onde as entidades ligadas à defesa dos direitos da pessoa idosa apresentam projetos que serão analisados e aprovados pelo CEI, que também tem a obrigação de fiscalizar sua aplicação.”
Leia também: Sindicalistas preparam-se para o Encontro Mundial da Bridgestone