Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Santo André (SP): Comerciários do ABC conquistam 7,4% de reajuste salarial
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Força
O acordo salarial dos comerciários de Santo André garantiu reajuste de 7,4% aos trabalhadores empregados no comércio varejista da região do ABC paulista. O índice, aplicado de forma retroativa à data-base da categoria (1º de outubro), representa um aumento real de aproximadamente 3% - já que o INPC dos 12 meses encerrados em setembro ficou em 4,45%.
O presidente do Sindicato dos Comerciários de Santo André e Região do ABC, Minervino Ferreira, avalia que a campanha salarial foi vitoriosa, trazendo resultados econômicos concretos para a categoria e avanços nos direitos sociais. O Piso nas empresas com mais de 20 empregados passa a ser R$ 715,00; para os operadores de caixa, o menor salário no mesmo tipo de empresa será R$ 770,00.
"As negociações esbarraram em algumas dificuldades, pois ainda perduram incertezas quanto à efetiva recuperação da nossa economia. Apesar disso, conseguimos construir um acordo vantajoso aos trabalhadores", ressalta o sindicalista.
Cláusulas – A Convenção Coletiva dos comerciários ganhou cinco cláusulas adicionais, que garantem novos benefícios. Entre eles, ampliação da estabilidade ao empregado afastado por doença; e redução do prazo mínimo para assistência do Sindicato na homologação para as empresas enquadradas no Repis, que passou de um ano para seis meses.