Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Sindicalizados paulistas se mobilizam para o Grito da Terra Brasil
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Força
Evento é tido como a mais importante ação do Movimento Sindical no campo
Com organização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), que leva ao movimento seis dos seus 16 diretores, duzentas pessoas dos sindicatos filiados à Federação se reuniram em caravanas, a partir da última segunda-feira (10), para participar, em Brasília, da manifestação do Grito da Terra Brasil 2010, que acontece no próximo 12 de maio.
O movimento, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entregou sua pauta, com 223 itens, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 24 de março. A aprovação de uma legislação ambiental específica para os agricultores e agricultoras familiares e a transformação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em lei são alguns dos principais pontos reivindicados.
Negociações – Desde o dia 03 deste mês, estão acontecendo negociações prévias com 13 ministérios, secretarias de Estado e autarquias federais, a fim de que a maioria das reivindicações seja atendida. Elias David de Souza, vice-presidente da Fetaesp, fala da importância da marcha feita em Brasília. “Reunir milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais, em prol da categoria, contribui para o governo atender as reivindicações da pauta”, elucida. Ele ainda aponta a atenção por parte da Fetaesp em participar da atividade. “Como representantes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Estado de São Paulo, nossa atuação é essencial para o desenvolvimento das ações e decisões que são tomadas em âmbito nacional”, observa.





























