Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP):Dieese conquista sede para Universidade do Trabalhador
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Força
"É uma antiga reivindicação da classe trabalhadora e do movimento sindical brasileiro desde a fundação do Dieese, em 1955", afirmou Tadeu Morais, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi e presidente do Dieese.
A entidade desenvolveu-se, é um importante órgão de apoio às lutas sindicais, mas só agora a faculdade está sendo concretizada, depois de muita negociação e com a conquista da sede própria para o funcionamento dos cursos.
Segundo Tadeu Morais, o primeiro curso a ser ministrado na Universidade do Trabalhador será o de Ciência do Trabalho, com duração de três anos e status de bacharelado. O vestibular, ainda sem data marcada, será gratuito. A expectativa é de que tudo comece ainda este ano.
Tadeu informa que, embora a sede seja em São Paulo, na medida do possível serão feitos convênios com universidades públicas em todo o País, como o que já foi fechado com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2009, para oferecer curso de graduação na área do trabalho.
"A ampliação social da educação e, especialmente, do ensino superior para mais parcelas da sociedade, inclusive os trabalhadores, é o nosso principal objetivo", finaliza Tadeu Morais.
Convênios com faculdades
Os sócios dos sindicatos filiados à central Força Sindical terão descontos de até 15% nas mensalidades dos cursos da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), de acordo com o convênio assinado no dia 19 de janeiro entre Paulinho, presidente da Força, e Edevaldo Alves da Silva, presidente da FMU. Vale lembrar que os sócios do nosso Sindicato já têm desconto de 10% na FMU da Liberdade.
Acesse o site www.metalurgicos.org.br e, no item Convênios com Faculdades, saiba mais sobre esta e demais parcerias do Sindicato com as instituições de ensino para garantir o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras aos cursos superiores. Aproveite!