Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo(SP):Metalúrgicos da Amsted Maxion obtêm vitória no TRT
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Força
Foram suspensas as demissões dos 600 metalúrgicos da Amsted Maxion, instalada em Osasco. A decisão foi tomada por unanimidade por juízes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP),ontem (dia 22), em audiência presidida pelo juiz Sebastião Daidone para o julgamento da greve e as demissões.
A Amsted Maxion demitiu 450 trabalhadores na segunda-feira (dia 15). Os metalúrgicos reagiram e entraram em greve. Na quarta-feira, a empresa dispensou outros 150, por telegrama e entrou com pedido de dissídio no TRT. Na audiência de conciliação, o TRT recomendou à empresa negociação de redução de jornada, mas a Amsted Maxion recusou e o julgamento foi marcado para ontem (dia 22).
Segundo Jorge Nazareno, Jorginho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, a procuradora Ivani Bramante Contini, em seu parecer, anulou as 450 demissões e mandou readmitir os outros 150 metalúrgicos demitidos por telegrama.A Procuradora considerou a greve não abusiva e determinou que a empresa pague os 4 dias parados. "Todos acompanharam o parecer da procuradora, inclusive o juiz Sebastião Daidone, que mandou a empresa estabelecer um processo de negociação", informou.
Para Jorginho, os trabalhadores esperavam esta posição do TRT porque a empresa adotou uma postura arbitrária, truculenta, muito dura. "Esta decisão do TRT deve servir de exemplo para outras empresas porque o melhor caminho é a negociação. Os empregadores devem lembrar o quanto lucraram nos últimos anos e que os trabalhadores não são descartáveis. Ao contrário. Também são consumidores. Manter os empregos significa manter o crescimento da economia e uma prova de respeito à dignidade humana ", destacou Jorginho.