Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
25 ABR 2024

Imagem do dia

8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

México supera o Brasil como maior produtor de veículos da América Latina

quinta-feira, 5 de março de 2015

Imprensa

México supera o Brasil como maior produtor de veículos da América Latina

México supera o Brasil como maior produtor de veículos da América LatinaveicCrédito: Divulgação

País também pode perder posição de quarto maior mercado em 2015

 O Brasil é superado pelo México como o maior produtor de veículos da América Latina e, neste ano, pode também deixar de ser o quarto maior mercado de carros do mundo. Dados divulgados ela Organização Internacional de Construtores de Automóveis (OICA) durante o Salão do Carro de Genebra apontam que a crise no setor automotivo no Brasil é uma das maiores e que, em 2015, a previsão é de que o segmento terá um dos piores desempenhos entre os grandes mercados.

De uma forma geral, o setor automotivo nos países ricos e emergentes sofreu uma expansão de 3% em 2014 e, para 2015, um outro crescimento de 3% está sendo esperado, tanto em produção quanto em vendas.   

No ano passado, o mundo produziu 89,5 milhões de unidades, um novo recorde. Para 2015, o volume deve chegar a 91 milhões e, em 2020, a meta é de atingir 100 milhões de carros por ano.

Crise no Brasil afeta desempenho da indústria em 2015Crise no Brasil afeta desempenho da indústria em 2015

Para o secretário-executivo da OICA, Yves van der Straaten, não resta dúvidas: "a crise acabou". Entre 2007 e 2009, a produção mundial havia despencado de 73 milhões de unidades para 61 milhões.

No caso do Brasil, porém, os números são negativos e vão na direção contrária dos mercado mundial. Em 2014, a OICA aponta que a produção sofreu um tombo de 15,3%, a maior entre os dez principais produtores do mundo. O resultado foi a queda no ranking dos maiores fabricantes, passando da sétima colocação para a oitava, com 3,1 milhões de unidades. O México, com uma alta de 10%, passou a ter 3,3 milhões de unidades produzidas, superou a produção nacional e passou a liderar a América Latina como maior potência no setor automotivo.

A crise também afetou o Brasil no que se refere às vendas. Em 2014, elas caíram em 7%, para 3,4 milhões de unidades. O País se manteve como o quarto maior mercado do mundo, mas passou a ter sua posição ameaçada pela Alemanha, que registrou uma expansão e vendas de 3,3 milhões. Em 2015, o Brasil pode perder essa posição também se as previsões publicadas pelo setor nacional no início da semana se confirmarem. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas sofrerão uma queda de 10% em 2015.

Para Van der Straaten, a crise no Brasil deve de fato continuar e o País, assim, manteria um desempenho abaixo da média mundial, de crescimento de 3%. Na China, a previsão é de expansão de 7%, contra 4% na Africa do Sul. Entre os emergentes, a Rússia deve também sofrer uma queda, de 11%, por conta das sanções e da crise política. Já nos EUA, a alta seria de 2% contra 1% no Reino Unido e Alemanha.

"Até agora, o Brasil era o quarto maior mercado mundial de carros. Mas agora estamos vendo uma forte queda", alertou Van der Straaten. Segundo ele, 2014 foi afetado por uma restrição no crédito no Brasil, o impacto de barreiras ao comércio exterior e até mesmo pela proliferação de feriados por conta da Copa do Mundo. "O resultado é que o Brasil teve sua pior produção em cinco anos", disse.

O freio no mercado brasileiro rompe com praticamente uma década de expansão e que levou a América Latina a ver uma expansão de 80% em suas vendas entre 2005 e 2014 e 30% em vendas.

Em 2014, a região registrou um tombo de 11% em vendas em 17% em produção. Na Argentina, a OICA aponta para um "colapso", com 36% de redução de vendas e 22% em produção. "O ano não foi bom para a região", declarou Van der Straaten.

No que se refere ao Brasil, as vendas passaram de 1,7 milhão de unidades em 2005 para 3,8 milhões em 2012. Na produção, o Brasil registrava 2,5 milhões de unidades em 2005, passando a 3,7 milhões em 2013.

A expansão nacional ficou bem acima da média mundial do setor, de 34% entre 2005 e 2014. Mas a própria OICA alerta que preferiria "taxas mais sustentáveis para o Brasil".

China. Se o mercado brasileiro começa a encolher, os construtores mundiais apontam que a China segue um caminho contrário. Hoje, um a cada quatro carros no planeta sai de fábricas chinesas. Em 2005, essa taxa era de apenas 9%.

A China, assim, superou a Europa, EUA e Japão como maior produtor. Em toda a América do Norte, a produção equivale a 19% do total mundial hoje. Na Europa, a taxa caiu de 28% para 19% em uma década.

As vendas seguem a mesma direção. Em 2005, 9% dos carros mundiais eram vendidos na China. Hoje, essa taxa chega a 27%, contra 23% na América do Norte e 17% na Europa.

O desempenho chinês revolucionou o mapa-mundi do setor automotivo. Em dez anos, a Asia registrou um aumento de 81% na produção e de 110% em vendas. Hoje, o continente asiático representa mais de 50% do mercado mundial de carros.

Já na Europa, os dados apontam que a crise também começa a ser superada. Em 2014, as vendas aumentaram em 5% e uma taxa positiva é esperada para 2015. Mas os números totais de produção ainda estão distantes do volume de 2007, um ano antes da crise. Naquele momento, a Europa vendia 18,9 milhões de veículos. Hoje, o volume é de 14,9 milhões. "Precisaremos de um bom tempo para voltar ao patamar de 2007", declarou Van Der Straaten.

Na América do Norte, o setor cresceu em 6% em 2014 e, nos EUA, a produção bateu um recorde de 16,8 milhões de unidades vendidas. Na década, porém, a região registra uma queda de 2%.

 

Fonte: O Estado de S. Paulo

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
Viva o 1º de Maio de lutas e conquistas
Força 3 MAI 2024

Viva o 1º de Maio de lutas e conquistas

Força-RS mobiliza sindicatos em solidariedade às vítimas das enchentes no Estado
Força 3 MAI 2024

Força-RS mobiliza sindicatos em solidariedade às vítimas das enchentes no Estado

Assembleia dará largada à campanha salarial dos frentistas do estado do Rio
Força 3 MAI 2024

Assembleia dará largada à campanha salarial dos frentistas do estado do Rio

SinSaudeSP apresenta Delegacia Sindical de Saúde
Força 3 MAI 2024

SinSaudeSP apresenta Delegacia Sindical de Saúde

Vídeos 3 MAI 2024

Rotas de Integração Sul-Americana serão importantes para crescimento econômico do País

Simone Tebet: Rotas de Integração Sul-Americana vão fortalecer industrial nacional
Força 2 MAI 2024

Simone Tebet: Rotas de Integração Sul-Americana vão fortalecer industrial nacional

Veja fotos do 1º de Maio Unitário 2024
Força 2 MAI 2024

Veja fotos do 1º de Maio Unitário 2024

Presidente do Sindnapi pede atenção do governo às perdas dos aposentados
Força 2 MAI 2024

Presidente do Sindnapi pede atenção do governo às perdas dos aposentados

Frentistas participam do 1º de Maio em Madureira e categoria é homenageada
Força 2 MAI 2024

Frentistas participam do 1º de Maio em Madureira e categoria é homenageada

1º de Maio; por João Guilherme
Artigos 2 MAI 2024

1º de Maio; por João Guilherme

1º de maio reforça unidade das centrais sindicais
Força 2 MAI 2024

1º de maio reforça unidade das centrais sindicais

Milhares de trabalhadores participaram do 1º de Maio das centrais em SP
Força 1 MAI 2024

Milhares de trabalhadores participaram do 1º de Maio das centrais em SP

1º de Maio reforça luta por democracia e direitos
Força 1 MAI 2024

1º de Maio reforça luta por democracia e direitos

Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE
Força 30 ABR 2024

Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE

Dia 1º de Maio tem a 25ª Metalfest
Força 30 ABR 2024

Dia 1º de Maio tem a 25ª Metalfest

Dirigentes das Centrais vão ao palco do 1º de Maio
Força 30 ABR 2024

Dirigentes das Centrais vão ao palco do 1º de Maio

1º de Maio em outros locais
Força 30 ABR 2024

1º de Maio em outros locais

Fortalecimento do movimento sindical é caminho para frear judicialização na Justiça do Trabalho
Força 30 ABR 2024

Fortalecimento do movimento sindical é caminho para frear judicialização na Justiça do Trabalho

Câmara de Vila Velha homenageia diretor do Sindnapi
Força 29 ABR 2024

Câmara de Vila Velha homenageia diretor do Sindnapi

CNJ debate fortalecimento das negociações coletivas
Força 29 ABR 2024

CNJ debate fortalecimento das negociações coletivas

Ato e Canto pela Vida: memória das vítimas de acidentes e doenças no trabalho
Força 29 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida: memória das vítimas de acidentes e doenças no trabalho

Domésticas: Informalidade aumentou após pandemia
Imprensa 29 ABR 2024

Domésticas: Informalidade aumentou após pandemia

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians
Força 29 ABR 2024

1º de Maio das Centrais será no Estacionamento do Estádio do Corinthians

Vídeos 29 ABR 2024

Fortalecimento das negociações coletivas ajuda a diminuir judicialização

Entidades representativas dos aposentados lançam Moção de Apoio às medidas do INSS
Força 26 ABR 2024

Entidades representativas dos aposentados lançam Moção de Apoio às medidas do INSS

Trabalhador pode registrar acidente sem comunicação da empresa
Força 26 ABR 2024

Trabalhador pode registrar acidente sem comunicação da empresa

8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical
Imagem do dia 25 ABR 2024

8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Coopernapi terá tabela de juros do consignado a partir de 2 de maio
Força 25 ABR 2024

Coopernapi terá tabela de juros do consignado a partir de 2 de maio

Não ao assédio moral
Artigos 25 ABR 2024

Não ao assédio moral

Vida que segue
Artigos 25 ABR 2024

Vida que segue

Aguarde! Carregando mais artigos...