Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
São Paulo (SP): Força faz seminário com entidades e empresas das grandes obras
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Imprensa
O objetivo foi debater questões de interesse das partes, aprofundar o diálogo e buscar um padrão de relações capital-trabalho. Para João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, uma das metas é “tentar um contrato coletivo de trabalho nacional”. Segundo Juruna, as entidades de trabalhadores também pretendem unificar seus pleitos, para agilizar o processo de negociações.
Um dos participantes do seminário foi Maurício Muniz Barreto de Carvalho, coordenador do Programa Nacional de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele fez uma exposição detalhada das obras (hidrelétricas, refinarias, rodovias, ferrovias e hidrovias, além de habitação e saneamento), informando que só o PAC 1 tem 15.057 obras em todo o País.
Juruna e o consultor João Guilherme fizeram a palestra ‘Conjuntura sindical no Brasil, as mobilizações nos grandes canteiros de obras e tarefas da Força Sindical. os dirigentes sindicais Raimundo Nonato, presidente do Sntepav-CE; Aldo Amaral de Araújo, do Sintepav-PE e, Walter Vieira dos Santos, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Mato Grosso do Sul.
Santos fez uma apresentação detalhada e por escrito, ilustrada com fotos para mostrar os conflitos que aconteceram nas obras da Usina de São Domingos.