Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
São Paulo (SP): Lula pede articulação de mídia das centrais
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Imprensa
Anderson passos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem de um ato em comemoração aos 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores e sugeriu que jornais, sites, emissoras de rádio e de televisão mantidos pelas centrais e por sindicatos se articulem para representar uma alternativa aos veículos de mídia formais.
Ao dizer que o País mudou do ponto de vista econômico e da geração de empregos, Lula referiu que a mudança também chegou à mídia. ‘Apesar de a gente se queixar, de reclamar, apesar do que eles [mídia] fazem com a gente, eu não vivo reclamando dos espaços que eles não me dão. Agora estou querendo reclamar é o que falta eu fazer para ter o espaço que quero, independente [sic] deles. Vocês têm que analisar qual é o espaço de imprensa que tem o movimento sindical brasileiro.’
Lula também se comparou ao ex-presidente americano Abraham Lincoln. ‘Fiquei impressionado com a imprensa batendo no Lincoln em 1860 igualzinho bate em mim. E o coitado não tinha computador para rebater notícia, ele ia para o telégrafo. Por que a gente não organiza o nosso espaço, a nossa mídia?’
Lula cobrou que as centrais e os sindicatos vinculados mapeiem os sites, jornais, panfletos, rádios, espaços em televisões comunitárias. ‘Imagine quantos sites tem de cada sindicato. Quantos sindicatos a CUT têm site? Imagine quantos blogs tem por aí de cada um que acha que é o cara mais importante do planeta? A verdade é que nós temos uma arma poderosa totalmente desorganizada’, criticou.
Omissões históricas
Lula enfatizou que ‘os formadores de opinião pública’ não apoiaram as Diretas Já senão quando São Paulo reuniu 300 mil pessoas na Praça da Sé. ‘Essa gente não era contra a derrubada do Collor. Só foram para a rua quando a gente já estava na rua. Essa gente nunca quis que eu ganhasse as eleições. Nunca quis que a Dilma ganhasse as eleições. Aliás, essa gente não gosta de gente progressista’, criticou.
Presente ao ato, o ministro Gilberto Carvalho descartou que o Planalto esteja discutindo um marco regulatório para as atividades das empresas de comunicação no País.
Ainda ontem, Lula embarcou para o Rio de Janeiro, onde se reuniu com a ex-prefeita Benedita da Silva, com o prefeito Eduardo Paes e com o governador Sérgio Cabral.