Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
São Paulo (SP): Número de trabalhadores na área turística cresceu 34% em seis anos
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Imprensa
Atividades características do setor empregaram 914 mil pessoas em 2009
Só em 2009 foram criados 914 mil empregos com registro na carteira para profissionais que prestam atenção ao turista. De acordo com o levantamento do Ipea, esse número representa 2,8% das atividades das ocupações formais daquele ano.
Segundo Zamboni, a pesquisa considerou apenas as atividades voltadas ao atendimento do turista, como de alojamento, alimentação, aluguel de transportes,auxiliar de transportes, cultura e lazer. Se fossem consideradas as que atendem também os residentes, o número seria maior, disse ele.
Dentre os empregados no setor, 67,5 do total dos funcionários das agências de viagens possuem diploma universitário ou ensino médio completo. Os salários são de R$ 1.500, em média, para quem passou pela universidade – os maiores da categoria.
Os Estados que mais contratam pessoal para atendimento em agências e alojamentos são São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Natal e Fortaleza.