Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
15 JUL 2024

Imagem do dia

[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"]Centrais e ministro do Trabalho falam sobre igualdade salarial entre homens e mulheres Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"]Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.

"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".
O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.

Relatórios

Os relatórios elaborados, em parceria, pelo Ministério do Trabalho e das Mulheres apresentam um levantamento fornecido pelas empresas com as diferenças salarias dentro do quadro de funcionários. É “Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios” que serve de base para que o movimento sindical lutar para fazer valer a Lei da Igualdade. De acordo com a lei, empresas com 100 ou mais funcionários ficam obrigadas a divulgar a cada seis meses, em março e setembro, esses dados. Além de enviar os dados ao MTE, as empresas também devem publicar os relatórios em seus sites, nas redes sociais, ou fazendo por meio de canais que garantam a ampla divulgação para empregados, colaboradores e público em geral. Caso constatada a desigualdade salarial entre mulheres e homens, o MTE irá notificar a empresa, para que elabore, em 90 dias, um plano de ação com medidas a serem adotadas.

Governo

No encontro, o ministro Luiz Marinho citou os desafios enfrentados para garantir não apenas a igualdade salarial, mas também a igualdade de acesso às oportunidades.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.
A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."

A lei da igualdade

A lei estabelece diretrizes para que homens e mulheres tenham equiparação salarial no país. Ainda hoje, elas ganham cerca de 22% menos que homens nas mesmas funções, estão, em sua maioria, nas profissões com maior dificuldade de ascensão profissional, além de carregarem as reponsabilidades com os cuidados da casa e com filho, idosos, pessoas com deficiências, ou seja, exercem a chamada dupla jornada. Dados do Dieese mostram que, no mercado de trabalho, as mulheres ocupam apenas 45,8% dos cargos de Liderança. Considerando o recorte racial, mulheres negras representam apenas 9,5% destes cargos. A remuneração média das mulheres nesses cargos é 25% inferior à remuneração dos homens. Além disso, ao se analisar o recorte racial, verifica-se que a remuneração média das mulheres negras (pretas e pardas) é, em média, 38% inferior a remuneração do bancário branco do sexo masculino. Leia também: Setor de Serviços fica estável em maio, diz IBGE

Imagem do dia - Força Sindical

Editoriais

Notícias

Força 29 DEZ 2009

Ipatinga (MG):Usiminas Mecânica desafia trabalhador

Força 23 DEZ 2009

NOTA OFICIAL: REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO

Força 18 DEZ 2009

São Paulo (SP): Força Sindical amplia cada dia mais seu número de filiações e recebe em poucos dias 18 entidades

Força 18 DEZ 2009

Guarulhos (SP): Metalúrgicos relacionam ganhos de 2009 e prevêem mais lutas sindicais em 2010

Força 18 DEZ 2009

Dica de Filme relacionado ao Mundo do Trabalho: Terra Earth

Força 18 DEZ 2009

Sumaré (SP): Servidores aprovam proposta de alteração do regime trabalhista

Força 18 DEZ 2009

São Paulo (SP):Frentistas querem piso de R$ 720,00 mais 30% de periculosidade

Força 18 DEZ 2009

São Paulo (SP):Porcino reeleito para a presidência do Sindicato de São Paulo

Terra Earth
Filmes 18 DEZ 2009

Terra Earth

Artigos 18 DEZ 2009

Uma central em crescimento

Força 18 DEZ 2009

Barretos (SP):1ª Conferência Internacional do setor de carnes e frios ? JBS/Friboi

Artigos 18 DEZ 2009

A 6ª Marcha desmente os golpistas

Força 17 DEZ 2009

Guarulhos (SP): Sindicato dos Metalúrgicos promove domingo (20) o 7º Encontro de Cipeiros

Força 17 DEZ 2009

Belo Horizonte (MG): Trabalhadores da Saúde conseguem reajuste histórico de 21%

Força 17 DEZ 2009

Cosmópolis (SP): Servidores Municipais conquistam benefícios

Força 17 DEZ 2009

Itapira (SP): Câmaras discutem Educação e Segurança Pública

Força 17 DEZ 2009

São Paulo (SP):Senado aprova projeto que regulamenta taxa assistencial

Força 17 DEZ 2009

Brasília (DF): Sociedade civil consegue primeiras vitórias na Confecom

Força 16 DEZ 2009

Brasília (DF): Encontro com ministro do planejamento discute qualificação profissional

Força 16 DEZ 2009

Porto Alegre (RS): Força Sindical tem participação ativa no Fórum Social Mundial

Força 16 DEZ 2009

Brasília (DF): 1ª Confecom: Sociedade civil trabalha em conjunto pela democratização da comunicação

Artigos 16 DEZ 2009

Agenda do Trabalhador

Artigos 16 DEZ 2009

Fusão sim, demissão não!

Artigos 16 DEZ 2009

Sindicatos a beira de fechar as portas

Força 15 DEZ 2009

Americana(SP):Servidores ganham ação da licença prêmio

Artigos 15 DEZ 2009

Um pacto pela educação

Paulo Pereira da Silva 15 DEZ 2009

Vamos fazer greve para reduzir a jornada semanal

Força 14 DEZ 2009

São Paulo (SP): Teatro sobre Segurança no Trabalho é encenado na Praça do Correio

Força 14 DEZ 2009

Belo Horizonte (MG): Festa de aniversário da Força reúne 600 líderes políticos e sindicais

Força 14 DEZ 2009

Guarulhos (SP): Sindicato dos Metalúrgicos apresenta balanço de 2009

Aguarde! Carregando mais artigos...