Imagem do dia
https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335807783/
Enviar link da notícia por e-mail
Palavra do Presidente
A luta faz a Lei: a luta vale a pena!
quinta-feira, 15 de outubro de 2026
MIGUEL TORRES
A luta fez a lei! Senado aprova o fim da escala 6×1 e a redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução salarial. Leia a nota:
A aprovação no Senado federal, da PEC que reduz a jornada de trabalho, sem redução salarial, e estabelece o fim da escala 6×1 representa um avanço histórico nos direitos dos trabalhadores. A Luta fez a Lei! A luta, da classe trabalhadora unida, com diálogo democrático com todos os segmentos da sociedade resultaram nesse histórico momento de vitória.
As Centrais Sindicais, Confederações, Federações e Sindicatos celebram este importante marco para as trabalhadoras e os trabalhadores do país. A Força Sindical, vale ressaltar, através de suas entidades filiadas, esteve em todos os momentos da luta: distribuindo panfletos, dialogando com a sociedade, fazendo boletins, informativos usando suas mídias sociais, organizando assembleias, reuniões, debatendo com diretorias sindicais, enfim, conquistando através do dialogo e importância dessa conquista. Trata-se de uma conquista histórica construída com participação social, mobilização e diálogo democrático.
Destacamos o amplo processo democrático de negociação institucional e diálogo social construído junto aos deputados e deputadas, bem como o compromisso público demonstrado pelo Governo Federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conferiu centralidade a esta pauta tão relevante para o povo brasileiro.
A medida beneficiará milhões de pessoas pelo país, que poderão contar com mais tempo para cuidados com a saúde, convivência com a família, formação, lazer, ou seja, para usufruir como melhor lhe convém. A forma como a proposta deverá ser implementada também oferece aos setores econômicos um horizonte claro de adaptação e transição, compatível com as transformações do mundo do trabalho e da organização produtiva contemporânea.
É importante destacar que estudos e experiências internacionais demonstram que a redução da jornada tende a elevar a produtividade, qualificar o tempo de trabalho e gerar novos postos de emprego.
.Essa luta e vitória valoriza o movimento sindical, a unidade das centrais sindicais e articulação de todos da classe trabalhadora.
Brasília, 14 de outubro de 2026
MIGUEL TORRES
Presidente da Força Sindical





























