Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
14 JUN 2024

Imagem do dia

Secretário-geral da Força participa de homenagem aos 24 anos do Sindnapi Sindnapi completa 24 anos e comemora com sessão solene para homenagear fundadores e líderes políticos e sindicais Secretário-geral da Força participa de homenagem aos 24 anos do Sindnapi

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

9 Congresso da Força Sindical

Começou o 9º Congresso da Força Sindical

terça-feira, 16 de novembro de 2021

9 Congresso da Força Sindical

Começou o 9º Congresso da Força Sindical

Começou nesta terça, 16 de novembro de 2021, o 9° Congresso da Força Sindical. Com o tema “Emprego, Desenvolvimento Sustentável e Democracia”, o evento ocorre entre os dias 16 de novembro e 8 de dezembro.
Congresso FSCrédito: Jaélcio Santana
Devido à pandemia da covid-19 e para garantir a participação dos dirigentes sindicais de todo o País, a solenidade de abertura, com presença de 250 participantes, aconteceu de forma híbrida: presencial na sede da Força Sindical, em São Paulo, e on-line, através de videoconferência pela plataforma Zoom.
 
VEJA FOTOS NO FLICKR DA CENTRAL
 
A mesa da assembleia foi composta por Miguel Torres (presidente da Força Sindical), João Carlos Gonçalves, o Juruna (secretário-geral), Eunice Cabral (vice-presidente), Eduardo Annunciato “Chicão” (vice-presidente), Sérgio Luiz Leite, o Serginho (1º secretário), Maria Auxiliadora (secretária Nacional de Políticas para as Mulheres) e pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (presidente licenciado).
 
Em sua mensagem de abertura do 9º Congresso, Miguel Torres saudou os delegados e delegadas de todo o Brasil e os 30 anos da Força Sindical. Explicou que o modelo virtual, inédito, foi para garantir a segurança de todos e disse que o evento é também uma homenagem aos companheiros e companheiras que perderam a vida pela covid. 
 
Confira na íntegra do discurso de abertura de Miguel Torres
 
Depoimentos
 
Paulinho da Força (deputado federal e presidente licenciado da Força Sindical)
“São 30 anos de Força Sindical lutando pela classe trabalhadora e pelo desenvolvimento do País. A ditadura não acabou com o movimento sindical, mas agora é fundamental entender que os sindicatos sem a central não vão sobreviver. Ofereço meu total apoio ao Miguel Torres na presidência da Força Sindical e à reestruturação da central nestes tempos difíceis. Defendo um sindicalismo representativo, atuante, com liberdade e condições para negociar e organizar os trabalhadores na base. Vou me engajar na campanha do Lula, para derrubar a direita e o bolsonarismo, precisamos eleger mais representantes da classe trabalhadora nos Parlamentos e defendo uma pauta mínima pela valorização do salário mínimo, valorização das aposentadorias, pelo trabalho decente com direitos para todos, recuperar as perdas de 130% no FGTS, garantir a existência do movimento sindical atuante e fazer o Brasil crescer e se desenvolver novamente”.
 
João Carlos Gonçalves, o Juruna (secretário-geral) 
“Este 9º Congresso reafirma a importância que nossa central teve, tem e terá. Temos capacidade para com as demais centrais realizar o 1º de Maio unitário e as grandes mobilizações pelo País inteiro, na Avenida Paulista e no Congresso Nacional em Brasília. Manter esta ação unitária é fundamental. Vamos lutar por mudanças na presidência da República e pela ampliação de nossa representatividade nos governos, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. Neste sentido, a Conclat de 2022 será fundamental para termos uma pauta unitária do movimento sindical para o Brasil que queremos, desenvolvido, cidadão e justo”.
 
Sérgio Luiz Leite, o Serginho (1º secretário da Força Sindical e presidente da Fequimfar)
“Este Congresso é essencial para apontar caminhos para a reestruturação da central e paras lutas gerais da classe trabalhadora, pela democracia, pelos direitos, pelo equilíbrio nas relações entre capital e trabalho e para, em 2022, ganharmos a narrativa em defesa dos direitos dos trabalhadores”.
 
Nilton Sousa, Neco (Secretário de Relações Internacionais)
“Este 9º Congresso é fundamental, com os delegados contribuindo com a unidade na prática,  demonstrando que estamos unidos em uma só comunhão para a Força Sindical continuar forte politicamente, estruturada e em defesa da classe trabalhadora”.

 
Mônica Veloso ( vice-presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco ) 
“A reconstrução da Força Sindical passa pela questão de termos no Brasil um sindicalismo atuante, democrático, autosuficiente e representativo, tanto nos desafios das ações nas portas das fábricas e empresas e quanto na  inclusão dos jovens, mulheres, negros e lgbtqia+”.

 
Danilo Pereira (Força Sindical/SP)
“Na questão política, mudar o presidente da República em 2022 é fundamental. Com relação à Força Sindical, defendo o fortalecimento das estaduais e das políticas para ampliar a participação das categorias. Parabéns pelo 9º Congresso que desde a abertura esta sendo muito representativa”.
 
Carlos Fidalgo (Força Sindical/RJ)
“Miguel Torres tem nosso apoio, pois é uma grande liderança nacional. Este 9º Congresso da Força Sindical tem tudo para pautar o sindicalismo que queremos e reafirmar que se enganou quem apostou que o movimento sindical estaria liquidado”.

 
Ivo Borges (Força Sindical/PA)
“Vivemos um momento difícil para a classe trabalhadora, mas o movimento sindical e a Força Sindical conquistarão um Brasil mais solidário e vamos eleger um presidente da República comprometido com o povo brasileiro, pois o atual é uma vergonha para a humanidade”. 

 
Vicente de Lima Filizzola (Presidente da Força Sindical/AM)
“Sou favorável à reestruturação da central, à eleição de Miguel Torres à presidência, que sempre foi um grande companheiro de nossas lutas no Amazonas. Para o ano que vem, também defendemos a eleição de uma grande bancada trabalhista nos parlamentos. Somos pela pluralidade na política e não queremos mais ver o povo brasileiro sofrendo com políticos como Temer e Bolsonaro no poder. Trabalhadores, uni-vos!”.
 
José Antônio (Força Sindical/RN)
“O desmonte vai passar e o movimento sindical seguirá unido, forte e estruturado. Vamos em 2022 tirar este governo e desde já buscar boas ideias e melhores condições para a classe trabalhadora”.
 

William Roberto (Força Sindical/SE)
"Parabéns à Força Sindical por este 9º Congresso, ao Miguel Torres por sua lealdade e ao Paulinho que será sempre o nosso eterno presidente”.

 

Nonato Fernando (Fenamoto/PA)
“Este 9º Congresso da Força Sindical é muito importante, por estar sendo realizado em um momento de desafios imensos para a classe trabalhadora que não está sendo respeitada pelo governo”.
 
Olga Araújo (Secretária de Formação Sindical da Força Sindical -PE)
“Nós, o movimento sindical, somos a voz dos trabalhadores e trabalhadoras e por isto tentam nos derrubar aqui no Brasil e no mundo afora. Mas, com mais união e vestindo a camisa pelos direitos da classe trabalhadora, vamos seguir em frente”.
 
Adilson Porteiro (Sindicato dos Trabalhadores em Condomínio/PE)
“Somos uma central com responsabilidade e de vanguarda e com união continuaremos enfrentando o atual desgoverno e lutando contra a retirada de direitos da classe trabalhadora”.
 
Elton Bozzetto (Senalba/RS)
“Estamos numa encruzilhada no Congresso Nacional, mas temos potencial para convocar a sociedade e estar presente nas lutas de resistência e na reestruturação do sindicalismo no País. A Força Sindical é a nossa voz e sairá deste 9º Congresso mais forte para reconstruir as políticas públicas pelo desenvolvimento do País. Contem com o nosso apoio”. 

Everaldo (Sindicato dos Metalúrgicos de Ibirubá/RS)
“Nós sobrevivemos à ditadura, à reforma trabalhista e à pandemia. A Força Sindical continuará firme na presidência de Miguel Torres, um baluarte nas lutas dos trabalhadores, dentro da ética e da democracia, com o imprescindível apoio do Paulinho da Força na retaguarda política”.
 
Alexsandro Diniz (presidente da Federação dos Propagandistas/RJ)
“Por um sindicalismo mais eficiente, que faça a classe trabalhadora (inclusive alguns dirigentes) entender que as políticas neoliberais são ruins e só servem para tirar direitos. Que a Força Sindical dentro de sua pluralidade cresça ainda mais com união e participação mais ativa das categorias neste momento de reestruturação”.
 
Eliseu Silva (Presidente da Federação dos Metalúrgicos/SP)
“Somos 54 sindicatos de metalúrgicos apoiando Miguel Torres na presidência da central, pois nele reconhecemos a dedicação, a responsabilidade e o comprometimento com a classe trabalhadora e com a Força Sindical nos grandes temas importantes para os trabalhadores. Também vamos lutar para ampliar a bancada trabalhista nos governos e nos parlamentos e pelo sindicalismo representativo, atuante”.
 
José Pereira dos Santos (secretário de Formação Sindical e tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos)
“Miguel Torres tem liderado as ações da central em momentos muito difíceis no Brasil e continuará trabalhando, com certeza, com muita garra pelo movimento sindical unificado e pelos interesses dos trabalhadores. Estamos juntos por um projeto político nacional desenvolvimentista e progressista”.
 
Valdir de Souza Pestana (Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo)
“Minha preocupação é com os formadores de opinião. Neste sentido precisamos também formar nossa opinião. Este 9º Congresso da Força Sindical é um momento propício para debatermos o sindicalismo cem representatividade, as eleições de 2022 e declarar meu voto em Miguel Torres para presidente da central”.
 
Andir Cardias (Direção Nacional)
“Com a participação e a força dos trabalhadores o movimento sindical irá se reerguer, irá tornar-se moderno, democrático, atuante, independente e sem amarras para conquistar muitas vitórias para a classe trabalhadora e para o País. O movimento sindical não pode ficar parado no passado, numa zona de conforto. Este é uma discussão importante neste 9º Congresso da Força Sindical”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Força Sindical

Últimas de 9 Congresso da Força Sindical

Todas de 9 Congresso da Força Sindical
SAEMAC Paraná filia-se à Força Sindical
Força 21 JUN 2024

SAEMAC Paraná filia-se à Força Sindical

SINPOSPETRO-RJ iniciou negociação salarial dos frentistas do RJ
Força 21 JUN 2024

SINPOSPETRO-RJ iniciou negociação salarial dos frentistas do RJ

Comissão da Câmara dos Deputados discute PEC do Trabalho infantil
Imprensa 20 JUN 2024

Comissão da Câmara dos Deputados discute PEC do Trabalho infantil

Troféu Jose Martinez será entregue no Dia da Luta Operária
Força 20 JUN 2024

Troféu Jose Martinez será entregue no Dia da Luta Operária

Metalúrgicos de Guarulhos negociam e mais 400 recebem PLR
Força 20 JUN 2024

Metalúrgicos de Guarulhos negociam e mais 400 recebem PLR

Socióloga Adriana Marcolino assume diretoria técnica do Dieese
Imprensa 20 JUN 2024

Socióloga Adriana Marcolino assume diretoria técnica do Dieese

Dia Nacional dos Químicos é celebrado na Câmara dos Deputados
Força 20 JUN 2024

Dia Nacional dos Químicos é celebrado na Câmara dos Deputados

SINPOSPETRO-RJ reduz irregularidades em postos no interior do RJ
Força 20 JUN 2024

SINPOSPETRO-RJ reduz irregularidades em postos no interior do RJ

Banco Central joga contra o Brasil!
Força 20 JUN 2024

Banco Central joga contra o Brasil!

Nota – Decisão desastrosa do Copom inibe crescimento do País
Força 19 JUN 2024

Nota – Decisão desastrosa do Copom inibe crescimento do País

IndustriALL promove debate sobre redes sindicais e multinacionais
Força 19 JUN 2024

IndustriALL promove debate sobre redes sindicais e multinacionais

Sindicalistas debatem fortalecimento das negociações coletivas
Força 19 JUN 2024

Sindicalistas debatem fortalecimento das negociações coletivas

Mulheres das centrais repudiam PL do aborto
Força 19 JUN 2024

Mulheres das centrais repudiam PL do aborto

Metalúrgicos da Renault/Horse aprovam acordo salarial com R$ 25 mil de PLR
Força 19 JUN 2024

Metalúrgicos da Renault/Horse aprovam acordo salarial com R$ 25 mil de PLR

A luta faz a lei: Metalúrgicos da Renault Curitiba garante acordo salarial com R$ 25 mil de PLR
Força 19 JUN 2024

A luta faz a lei: Metalúrgicos da Renault Curitiba garante acordo salarial com R$ 25 mil de PLR

Dilemas da aposentadoria
Artigos 19 JUN 2024

Dilemas da aposentadoria

Mobilização dos Metalúrgicos da Brafer garante PLR de R$ 12 mil
Força 19 JUN 2024

Mobilização dos Metalúrgicos da Brafer garante PLR de R$ 12 mil

Centrais sindicais e OIT debatem impactos da calamidade no RS
Força 19 JUN 2024

Centrais sindicais e OIT debatem impactos da calamidade no RS

Auxílio-doença deve ser solicitado durante tratamento
Força 19 JUN 2024

Auxílio-doença deve ser solicitado durante tratamento

Por Juros baixos para o desenvolvimento com justiça social
Força 18 JUN 2024

Por Juros baixos para o desenvolvimento com justiça social

Centrais sindicais exigem redução dos juros em ato unitário
Força 18 JUN 2024

Centrais sindicais exigem redução dos juros em ato unitário

Vídeos 18 JUN 2024

Taxa de juros precisa cair para país gerar empregos!

Negociação salarial dos frentistas do RJ começa na quinta(20)
Força 18 JUN 2024

Negociação salarial dos frentistas do RJ começa na quinta(20)

Sindnapi 24 anos: homenagem e Carta de Lula marcam celebração
Força 17 JUN 2024

Sindnapi 24 anos: homenagem e Carta de Lula marcam celebração

Guilherme Boulos abre Ciclo Nacional de Debates do Sindnapi
Força 17 JUN 2024

Guilherme Boulos abre Ciclo Nacional de Debates do Sindnapi

Servidores intensificam debate sobre contribuição assistencial
Força 17 JUN 2024

Servidores intensificam debate sobre contribuição assistencial

Projeto da Fetercesp recebe Prêmio Sindimais 2024
Força 17 JUN 2024

Projeto da Fetercesp recebe Prêmio Sindimais 2024

Sindnapi realiza ações no “Mês de Conscientização da Violência Contra os Idosos”
Força 17 JUN 2024

Sindnapi realiza ações no “Mês de Conscientização da Violência Contra os Idosos”

Centrais Sindicais farão ato contra juros altos nesta terça (18)
Força 17 JUN 2024

Centrais Sindicais farão ato contra juros altos nesta terça (18)

Fenepospetro abre colônia de férias para a categoria do Rio
Força 14 JUN 2024

Fenepospetro abre colônia de férias para a categoria do Rio

Aguarde! Carregando mais artigos...