Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Aos comerciários e comerciárias
quarta-feira, 4 de julho de 2018
Artigos
Todos os dias acordamos, tomamos nosso café, trabalhamos 8 horas diárias, com a carteira registrada, e temos garantido nosso descanso semanal. Uma vez ao ano descansamos com férias remuneradas, recebemos nosso 13º salário no final do ano, as mães tem direito à licença maternidade, o nosso local de trabalho tem que ser adequado física e moralmente, com um horário de intervalo para a alimentação. E quando somos dispensados do trabalho o homologador do Sindicato que confere nossa rescisão, e os advogados que prestam assistência gratuita ao trabalhador, são a garantia efetiva de que todos os direitos acima citados foram respeitados.
Mas essa nossa rotina trivial e o que nos parecia direito adquirido e garantido pela CLT, foi colocado em cheque com a Reforma Trabalhista. Com ela também vieram o risco de uma justiça do trabalho engessada, o trabalho intermitente, a terceirização da atividade-fim das empresas, permissão para colocar gestantes e lactantes em trabalhos insalubres, e talvez o pior deles a possibilidade de acordos feitos diretamente entre patrão e empregado, e essa situação nós já conhecemos bem, o lado mais forte sempre sai ganhando.
Porém, você já deve ter ouvido falar na expressão “o negociado sobre o legislado”, ela quer dizer que o maior poder é legalmente atribuído às Negociações Coletivas, que é o caso da nossa Convenção Coletiva, construída com a participação de cada comerciário através da Assembleia Itinerante. Foi através da Convenção que o Sindicato mais uma vez cumpriu seu principal papel, resguardando os direitos através do veto de toda legislação abusiva contra o trabalhador, trazida com a Reforma, é por isso que você comerciário, não está sentindo na pele os reflexos dessa legislação, por que estamos lutando incansavelmente para protegê-los, provando que Unidos pelo Bem Coletivo nos tornamos o lado mais Forte.
O Sindicato é uma Conquista de Todos os Trabalhadores.
SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS FORTES!
Ademir Lauriberto Ferreira, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Carlos e tesoureiro da Força Sindical