Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Boas notícias
segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Artigos
Na situação em que hoje se encontra o movimento sindical dos trabalhadores qualquer vitória é muito bem vinda e merece ser valorizada. Um grama de boa notícia pesa mais que cinco quilos de realidade bruta.
Os sites sindicais noticiosos e a Agência Sindical registraram algumas vitórias recentes de categorias em luta, mantendo válidas suas convenções coletivas, conquistando aumentos reais de salário, recebendo atrasados e garantindo, com greve, o atendimento de suas reivindicações.
Quero destacar neste relicário duas joias.
A Folha noticiou, no dia 4 de outubro, que “acordo entre INSS e sindicatos deve agilizar aposentadoria”.
A notícia listava os primeiros sindicatos que assinaram acordos de cooperação com o INSS: Sindpd (trabalhadores em tecnologia de informação), Sinpro-SP (professores de escolas privadas), SindMetal (metalúrgicos de Osasco e região) e Saesp (administradores do Estado de São Paulo).
Alguns sindicatos, como o próprio Sinpro-SP (agora com acordo de cooperação) e o dos metalúrgicos de São Paulo e Mogi já vinham realizando todos os trâmites para a aposentadoria de trabalhadores de suas bases.
O acordo firmado e a notícia publicada aumentarão, com certeza, esta prestação de serviços sindicais que configura o que em meu último artigo prescrevi como uma das portas de entrada para valorização dos sindicatos, ou seja, o atendimento e resolução de demandas pontuais dos trabalhadores.
A segunda boa notícia é que um grupo de profissionais de comunicação, com apoio das centrais Força, UGT e CSB, está criando o jornal virtual Rádio Peão Brasil com foco no mundo do trabalho. Para conhecimento do projeto: http:/fpazzini.com.br/projetos/radiopeaobrasil/:html.
A inauguração do novo site ocorrerá no dia 23 de outubro no auditório do Dieese (Rua Aurora, 957) quando acontecerá também um debate sobre um novo Brasil entre Aldo Rebelo, Luiz Gonzaga Belluzzo e Marcos Verlaine e será lançada a revista do Centro de Memória Sindical sobre os 100 anos da greve de 1917. Tarde cheia!
João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical