Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Engenharia Unida
segunda-feira, 22 de junho de 2015
Artigos
Os médicos, em última instância, cuidam da saúde, advogados cuidam de direitos e os engenheiros cuidam da produção.
Foi com essa preocupação que os engenheiros brasileiros da Federação Nacional dos Engenheiros, presidida por Murilo Pinheiro, aprovaram unanimemente em Porto Alegre, no dia 17 de junho, sua nota pública em defesa da engenharia brasileira e dos seus profissionais.
A nota, curta e incisiva, merece leitura na íntegra e pode ser conhecida no site da Federação, www.fne.org.br.
Como consequência de seu projeto quase decenal “Cresce Brasil +Engenharia + Desenvolvimento”, a FNE, constatando a necessidade de se continuar lutando pelo crescimento com distribuição de renda, ameaçado agora pela recessão, propõe a constituição de um movimento nacional pela Engenharia Unida.
“A FNE defende, e sua ação o comprova, a unidade de todo o campo da engenharia brasileira, de toda a rede de entidades representativas, associativas e profissionais dos engenheiros e, portanto, propõe-se a participar ativamente do movimento em defesa do desenvolvimento, da engenharia e dos profissionais”.
O campo da engenharia pode ser descrito como o conjunto das empresas especializadas ou que se apoiam fortemente nas práticas dos engenheiros, o conjunto das escolas de formação de engenheiros, o conjunto amplo das entidades representativas, associativas ou de fiscalização e, no fim das contas, o conjunto de todos os engenheiros. É esse campo que a FNE, com sua forte representatividade, propõe-se a estimular, organizando o movimento Engenharia Unida.
Há necessidade disso, e a FNE tem disposição para tanto. Tem também a experiência comprovada e a confiança construída ao longo dos anos de atuação unitária, agregadora e sem partidarismos da direção da FNE.