Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Fusão sim, demissão não!
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Artigos
Com o objetivo de mobilizar todos os comerciários do Brasil na luta pela manutenção dos empregos, direitos, benefícios e condições de trabalho diante da fusão do Pão de Açúcar com as Casas Bahia, a Fecomerciário e seus 65 Sindicatos filiados lançaram a campanha unitária ‘Fusão Sim, Demissão Não!’. A campanha visa esclarecer dúvidas e inserir os Sindicatos nesta discussão em torno do mega-negocio e deixa claro: não aceitaremos desemprego devido à fusão. Se tiver demissão desta natureza vamos fazer manifestações gigantescas. Também repudiamos qualquer tipo de diferença entre direitos, benefícios e condições de trabalho entre os comerciários. Para fortalecer a luta unitária dos comerciários, a Força Sindical e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) também estão engajadas nas mobilizações pelo emprego.
Paulinho – O deputado Paulinho da Força já está acompanhando o caso junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cadê). Ele explica: ‘Queremos que o ministro Carlos Lupi interceda junto ao empresário Abílio Diniz, do Pão de Açúcar, para sermos recebidos por ele. Essa fusão pode gerar uma concorrência desleal. Muitas pequenas e médias empresas podem quebrar e assim demitir muita mais gente’. É por isso que representantes patronais, principalmente das micro e pequenas empresas, estão sendo convidados a participar de reuniões com os dirigentes sindicais comerciários.
A campanha ‘Fusão Sim, Demissão Não’, esclarece que os Sindicatos não são contra a fusão, mas lutam pela preservação dos empregos porque sabemos que os postos de trabalho são os primeiros a serem cortados diante de operações como esta. Reivindicamos o agendamento constante de reuniões com os executivos da nova empresa para obtermos a garantia dos postos de trabalho, com ampla participação das entidades sindicais comerciárias nas tomadas de decisão relacionadas aos trabalhadores.
Mobilização – Após o surpreendente anúncio do negócio, dia 4 de dezembro, estive reunido com o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC) de Santo André e Região, Minervino Ferreira, para definirmos uma imediata ação conjunta e obter a garantia de emprego por força da fusão. Já no dia 8, manifestamos essa preocupação ao diretor da Casas Bahia, Raphael Klein, na sede central da empresa. Ele vai ocupar a presidência do Conselho Administrativo da empresa nascida da fusão, a Nova Casa Bahia. A sede administrativa fica em São Caetano do Sul, no ABC paulista, base do SEC de Santo André, mas há lojas nas bases dos nossos 65 Sindicatos filiados à Federação. Portanto, há uma grande intranquilidade em todo o Estado. Estamos mobilizados e atentos’.
Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo