Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Mulheres na Política
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Artigos
Apesar das mulheres, hoje, conquistarem espaços antes exclusivos dos homens, na área política ainda está ocupando uma pequena parcela, com menos de 10% na área federal. Na década de 1920 nasceu o movimento das sufraguettes que tinham ligações com lideranças internacionais. A semana da Arte Moderna marcou também uma mudança cultural favorável às pretensões das mulheres de classe abastardas com um nível intelectual emancipado. Berta Lutz voltou da Europa depois de sete anos e estudos com idéias de campanhas pelo sufrágio. Daí surgem as sufraguetes que eram composta por mulheres com uma certa independência tais como médicas, advogadas, poetisas, pintoras, engenheiras, cientistas, funcionárias públicas. As pesquisas apontam que nós mulheres temos uma enorme capacidade de organização para defender nossos interesses. Somos mais unidas quando em se tratando de defendermos nossas causas, embora quantitativamente na política ainda quase que insignificante.
São vários os motivos deste baixo percentual seja pelo o fato de que os partidos ainda predominarem mais homens, seja pelo lento processo democrático, principalmente em ralação aos direitos de cidadania, independente de sexo, raça, gênero, situação social.
Com a inovação da democracia brasileira, este paradigma está em constante evolução tanto pela aceitação partidária como também pela maior participação e envolvimento político das mulheres por estarem à frente de movimentos sociais seja nas comunidades, nas associações ou entidades e também buscando na ciência atingir estes fins.
Acredito que não adianta os partidos cumprirem a cota de 30% destinadas às candidaturas femininas, sem o incentivo, sem o marketing que normalmente é feito numa pré-eleição se a própria sociedade ainda está impregnada e investida preconceito de ‘votar em mulher’. Por isso faz-se necessário nas urnas fazermos a diferença igualando o percentual de cotas com o percentual de elegibilidade das mulheres ai sim neste dia não será mais necessário passarmos por este dilema e todos serão livres e iguais em relação às desigualdades sociais.
Márcia Coletti – Vice-Presidente – SINDFESP – Sind. Dos Funcionários da Secretaria da Fazenda do Est. De São Paulo.