Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Outros tipos de câncer matam as mulheres
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Artigos
Discriminação, violência, humilhação, constrangimento… O Outubro Rosa não é só momento de prevenção, mas de reflexão.
Enquanto o pais se veste de rosa, ilumina pontos turísticos e em campanha mundial tenta conscientizar a sociedade da importância da prevenção do câncer de mama esquecemos que antes mesmo do outubro chegar elas morrem lentamente, só que num ritmo acelerado.
Morrem julgadas e discriminadas pela aparência, pelas roupas que vestem. Diminuídas a nada quando fora de casa assumem o papel de profissional, tem salários menores e quando chegam em casa assumem ainda o papel de mãe, esposa, dona de casa
A mulher não é sexo frágil, mas precisa de cuidados, como todos os seres que tem sentimentos.
Ela precisa ser amparada, cuidada, amada, seja quando chega na indústria com cólicas, na véspera de menstruar, ou quando absorve todos os problemas familiares e sem solução explode de enxaqueca, ou seja o cansaço de viver no limite, sendo testada o tempo todo. Ou és mulher maravilha ou volto pra caverna.
A mulher deve ser acolhida quando sofre pressão no trabalho, deve ser entendida quando chega a uma delegacia após ser covardemente agredida, deve ter todo um aparato medico quando chega num ambulatório para qualquer tipo de atendimento, seja de prevenção ou tratamento.
O alerta para o câncer de mama é importante, mas precisamos ir além disso. Mais importante ainda é a prevenção como um todo.
Chega de machismo! chega de preconceito!
Merecemos respeito por sermos MULHERES não importa a nossa cor, a roupa que vestimos ou o cargo que ocupamos.
Temos que acabar com outros câncer da sociedade, aqueles que matam as mulheres além do câncer de mama.
A Secretaria da Mulher da Forca Sindical de SC, juntamente com a Secretaria da Saúde promoveu no mês de março, em comemoração ao mês da mulher, uma palestra sobre saúde da mulher.
Nos últimos anos palestras sobre assedio moral e sexual dentro e fora do ambiente de trabalho e com carinho deixamos o nosso agradecimento ao convívio e a troca de experiência com a Secretária Adjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Rosangela Rigo, que nos deixou em fevereiro desse ano, e esteve em SC nos ensinando sobre o Enfrentamento a Violência contra as mulheres.
Tania Pompermayer é secretária de saúde da Força Sindical SC e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque e Região