Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Queda no consumo: a grande vilã da crise
terça-feira, 10 de março de 2009
Artigos
O tema ‘crise econômica’ continua repercutindo em todos os meios de comunicação do Brasil e do mundo, porém gostaria de abordar o assunto de maneira positiva. Sei que a imprensa fala sobre a crise constantemente causando pânico nas pessoas, já que as noticias são divulgadas de maneira catastrófica, mas precisamos levar a vida normalmente.
Atualmente as reuniões que participo com representantes de sindicatos nacionais e com economistas do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostram que a verdadeira vilã da história, que afeta diretamente o trabalhador, é a queda no consumo.
A bola de neve começa a girar quando o trabalhador escuta notícias ruins, negativas sobre a crise e perde a coragem de consumir. Com medo de perder o emprego, o trabalhador não compra mais, recua, deixando de levar para casa, por exemplo, um par de sapatos que ele compraria naquele mês.
O fabricante de sapatos, que venderia dez mil pares, prevê uma queda no próximo mês e demite dois funcionários. O consumidor fica com medo da crise, não compra, o fabricante sente a redução e manda embora seus funcionários. Os outros trabalhadores, da mesma fábrica, acompanham as demissões, ficam com medo de serem mandados embora e param de consumir, atingindo outras indústrias. A bola de neve, que começou pequena no inicio dessa história, está maior e sem freio, passando por cima de todo mundo.
Para impedir esse efeito dominó, peço que o trabalhador mantenha seu ritmo de vida normalmente e volte a confiar no crédito e no consumo consciente. Com as vendas em alta, as fabricas não demitem. Companheiros, continuem comprando porque precisamos tocar a vida para frente. Na minha opinião, o dia que o consumidor adquirir novamente a confiança no crédito, a crise vai embora.
Carlos Albino é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão-GO