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Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP. O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas. O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT);
  • Força Sindical;
  • União Geral dos Trabalhadores (UGT);
  • Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
  • Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
  • Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
  • Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
  • Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Imagem do dia - Força Sindical

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Artigos

Recorde Vergonhoso

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Artigos

Recorde Vergonhoso

Por: Braz Albertini

Convivemos o ano inteiro com noticiários de acidentes e mortes nas estradas de todo o país. As rodovias brasileiras não são boas, o que contribui para aumentar os incidentes de trânsito. Só no feriado do final de ano, foram registrados nas estradas federais cerca de 8.882 acidentes com 455 mortes e 5.693 feridos.

A cada feriado prolongado, e não são poucos durante o ano, se acumulam números que revelam um grande problema brasileiro. Como acontece no Estado de São Paulo, onde estão as melhores estradas do país e os dados não deixam de ser alarmantes: durante o período de comemorações natalinas e ano novo, nos 22 mil km de estradas estaduais, foram 909 acidentes com 19 mortes e 536 feridos. Tal fato preocupa, mesmo levando em conta que a população paulista é de 40 milhões de pessoas, com a maior frota automobilística do país. E, ao mesmo tempo, isso resulta em um fluxo maior de trânsito, o que alerta ao motorista para dobrar a atenção na direção. Se o problema fosse apenas da qualidade das estradas, o número de acidentes no Estado deveria ser bem menor. E em grande parte do restante do país a baixa qualidade das estradas ainda irá contribuir muito para o número de acidentes, porque o plano de aceleração do crescimento do governo federal está com o ‘acelerador’ quebrado: em 3 anos de existência concluiu apenas 10% das obras.

Mas é claro que outros fatores têm que ser atacados para diminuir acidentes. Há alguns anos é exigido um curso de direção defensiva para quem renova sua carteira de habilitação. É um processo educativo que seria muito interessante se fosse desempenhado com seriedade, mas não é isso que vemos na prática. O uso de bafômetros é uma medida interessante e tem resultados positivos, mas está muito aquém das necessidades. A condição precária de alguns veículos também é um complicador, e a fiscalização não consegue inibir o suficiente sua utilização.

Assim, vemos que são vários os fatores que contribuem para as estatísticas existentes e nenhum deles é tratado com eficiência, a não ser o caso das estradas, que em São Paulo, por exemplo, estão sendo bastante melhoradas, mas a custa de pedágios exorbitantes. Diante dessa situação, com números que espantam, é necessária uma reflexão por parte das autoridades competentes, porque nem no Iraque e na faixa de Gaza há tantas mortes. A população brasileira também parece não ter consciência da importância em se dirigir com responsabilidade. É claro que o Estado deve dar toda a assistência a vítimas de acidentes de trânsito. Porém a prevenção, tanto vinda do governo quanto da população, poderia evitar muitas dessas tragédias e, com isso, ajudar na viabilização de ações que contribuíssem para a diminuição desses tristes números.

Podemos festejar a realização da Copa do Mundo, das Olimpíadas no Brasil e do Pré-Sal, mas quando são divulgados os resultados do balanço dos acidentes, as estatísticas de trânsito depreciam muito a imagem do país. Além do constrangimento, há também a tristeza que causa em centenas de famílias brasileiras, a cada fim de semana, ou feriado prolongado. Um processo de educação em relação ao trânsito faz-se necessário, porque irá salvar vidas, o que vale mais do que qualquer outra coisa. O número de acidentes de trânsito é um quesito em que não queremos mais ser campeões mundiais.

Braz Albertini é presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo, escreve sobre agricultura em vários meios de comunicação e mantém o Blog do Braz no endereço http://blogdobraz.wordpress.com, onde aborda todos os segmentos da agricultura brasileira.

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