Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Seminário de Manaus
terça-feira, 3 de abril de 2012
Artigos
Depois do seminário de Manaus o ministro Aldo Rebelo e eu passamos a ter uma única dúvida sobre a Copa de 2014: a nossa seleção conseguirá garantir o caneco?
Explico-me. A Federação Nacional dos Engenheiros dando prosseguimento ao projeto “CRESCE BRASIL+ENGENHARIA+DESENVOLVIMENTO” realizou associada ao Sindicato dos Engenheiros do Amazonas, ao CREA Amazonas e ao Ministério do Esporte e apoiada pelo Governo do Estado do Amazonas, pela Prefeitura de Manaus, pelo SINDUSCON AM, pelo CONFEA, pela MUTUA e pelo Sistema FIEAM (empresários) no dia 31 de março, o seminário “O Mundial e o Desenvolvimento” sobre as obras da Copa 2014.
Durante o evento foram discutidos vários aspectos relacionados à preparação brasileira para realizar a Copa 2014, em especial sobre a banda larga como necessidade na Copa e a mobilidade urbana. Foi abordado também o legado da Copa, ou seja, aquilo que após o êxito na preparação da Copa ficaria incorporado como realizações úteis ao nosso povo e à economia.
A grande ideia do seminário foi a de que nós brasileiros, como o Obama, podemos.
O ministro Aldo Rebelo em sua palestra reafirmou a confiança no espírito empreendedor dos brasileiros e no sucesso de todas as múltiplas e complexas operações que atendem às necessidades do país e da preparação da Copa. Citou Camões, nos Lusíadas, quando o velho do Restelo foi voz desconfiada e cética quanto à capacidade dos portugueses de realizar os grandes feitos das navegações.
Contra o espírito ranheta opõe se a própria realização das grandes tarefas e a vontade de vencer para a Copa, na Copa, e depois da Copa.
O mundo reconhece o esforço do Brasil e o procura. Em curto período sediaremos a RIO+20, o Encontro Mundial da Juventude Católica, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Estamos nos preparando com afinco e responsabilidade para não desapontar ninguém nem nos desapontarmos.
Durante o seminário foi assinado um termo de cooperação entre a FNE e o Ministério e aprovada a CARTA DE MANAUS que sintetiza o clima positivo do acontecimento (www.fne.org.br).
João Guilherme Vargas Neto, Consultor Sindical