Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Sindicatos na campanha eleitoral
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Artigos
Alguns sindicatos em São Paulo, respeitando suas peculiaridades, têm feito o dever de casa na campanha eleitoral para prefeito. Sem partidarização e atuando no interesse de suas categorias e da sociedade (mas também, no fim das contas, no interesse de cada um dos candidatos) promovem debates e reuniões em que são detalhados os programas de governo e aprofundados os temas mais relevantes para a entidade, sem corporativismos.
O Sindicato dos Engenheiros (SEESP) antes mesmo da escolha dos candidatos promoveu uma série de cafés da manhã com os pré-candidatos colocando à disposição de cada um deles grupos temáticos de especialistas para ajudar na formulação de seus programas: transporte e trânsito, habitação, energia e muitos outros.
Agora, com as campanhas oficializadas, os candidatos são recebidos na série de exposições: A Engenharia e a Cidade que tem tido grande repercussão.
O SEESP é reconhecidamente o local privilegiado de reuniões políticas que conferem prestígio aos candidatos e possibilitam o aprofundamento e embasamento de suas propostas.
O Sindicato dos Especialistas da Educação Municipal (SINESP: diretores, supervisores, coordenadores e aposentados das escolas municipais), que produz anualmente o “Retrato da Rede Municipal de Ensino”, tomou ao pé da letra a orientação de Renato Janine Ribeiro para privilegiar as propostas sobre educação no julgamento dos candidatos e convidou cinco deles para apresentarem suas propostas educacionais para São Paulo (compareceram quatro candidatos a prefeito e um a vice-prefeito).
A reunião, organizada em comum acordo com as assessorias dos candidatos, desenvolveu-se com suas explanações sucessivas durante toda uma manhã e congregou um plenário de especialistas atento e participativo. Nenhum dos candidatos pediu voto, mas todos eles ensinaram e aprenderam.
Com suas características próprias realçadas o SEESP e o SINESP estão de parabéns!
João Guilherme Vargas Neto, consultor sindical