Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
15 JUL 2024

Imagem do dia

[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"]Centrais e ministro do Trabalho falam sobre igualdade salarial entre homens e mulheres Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"]Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.

"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".
O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.

Relatórios

Os relatórios elaborados, em parceria, pelo Ministério do Trabalho e das Mulheres apresentam um levantamento fornecido pelas empresas com as diferenças salarias dentro do quadro de funcionários. É “Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios” que serve de base para que o movimento sindical lutar para fazer valer a Lei da Igualdade. De acordo com a lei, empresas com 100 ou mais funcionários ficam obrigadas a divulgar a cada seis meses, em março e setembro, esses dados. Além de enviar os dados ao MTE, as empresas também devem publicar os relatórios em seus sites, nas redes sociais, ou fazendo por meio de canais que garantam a ampla divulgação para empregados, colaboradores e público em geral. Caso constatada a desigualdade salarial entre mulheres e homens, o MTE irá notificar a empresa, para que elabore, em 90 dias, um plano de ação com medidas a serem adotadas.

Governo

No encontro, o ministro Luiz Marinho citou os desafios enfrentados para garantir não apenas a igualdade salarial, mas também a igualdade de acesso às oportunidades.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.
A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."

A lei da igualdade

A lei estabelece diretrizes para que homens e mulheres tenham equiparação salarial no país. Ainda hoje, elas ganham cerca de 22% menos que homens nas mesmas funções, estão, em sua maioria, nas profissões com maior dificuldade de ascensão profissional, além de carregarem as reponsabilidades com os cuidados da casa e com filho, idosos, pessoas com deficiências, ou seja, exercem a chamada dupla jornada. Dados do Dieese mostram que, no mercado de trabalho, as mulheres ocupam apenas 45,8% dos cargos de Liderança. Considerando o recorte racial, mulheres negras representam apenas 9,5% destes cargos. A remuneração média das mulheres nesses cargos é 25% inferior à remuneração dos homens. Além disso, ao se analisar o recorte racial, verifica-se que a remuneração média das mulheres negras (pretas e pardas) é, em média, 38% inferior a remuneração do bancário branco do sexo masculino. Leia também: Setor de Serviços fica estável em maio, diz IBGE

Imagem do dia - Força Sindical

Colunistas

Luiz Carlos Motta

Artigos 19 NOV 2013

Federação estrutura departamento para combater desigualdade racial

Artigos 31 OUT 2013

Por que 30 de outubro é o Dia do Comerciário?

Artigos 24 OUT 2013

Meus abraços aos comerciários

Artigos 18 OUT 2013

Pelo cumprimento das deliberações do 22º Congresso!

Artigos 11 OUT 2013

Outubro é o mês dos comerciários

Artigos 7 OUT 2013

Frente Parlamentar dos Comerciários nasce forte e representativa em São Paulo

Artigos 2 SET 2013

É preciso se mexer!

Artigos 12 AGO 2013

Começa a Campanha Salarial dos Comerciários

Artigos 12 JUL 2013

O dia em que a 25 de Março parou!

Artigos 26 ABR 2013

28 de abril: dia em memória às vítimas de acidentes do trabalho

Artigos 19 MAR 2013

Carta da 7ª Marcha pode abrir diálogo com Dilma

Artigos 22 FEV 2013

Acreditamos e confiamos na Presidenta Dilma!

Artigos 8 FEV 2013

Comerciários querem incluir PLR nas Convenções

Artigos 6 FEV 2013

44 anos de sol e alegria

Artigos 16 JAN 2013

Acreditamos no poder da comunicação

Artigos 8 JAN 2013

Sindicalismo de diálogo e qualificação será reforçado em 2013

Artigos 18 DEZ 2012

Atrás do balcão também bate um coração

Artigos 23 NOV 2012

Valeu a espera: A profissão de comerciário é regulamentada

Artigos 30 OUT 2012

Homenagem aos comerciários nas TVs e jornais

Artigos 23 OUT 2012

A hora é agora. Queremos a nossa parte!

Artigos 28 SET 2012

A flexibilização da CLT

Artigos 26 SET 2012

Tudo pronto para o 21º Congresso

Artigos 13 SET 2012

A importância das eleições para os comerciários

Artigos 21 JUN 2012

Presença marcante na 101ª Conferência da OIT

Artigos 13 JUN 2012

Resolução Final da Conferência do Trabalho da OIT sai (14/6)

Artigos 28 MAI 2012

Ações que reforçam nossa união

Artigos 9 ABR 2012

Os impactos da desindustrialização no comércio

Artigos 19 JAN 2012

Por que acabar com o Fator Previdenciário

Artigos 4 NOV 2011

30 de outubro reafirma luta comerciária

Artigos 10 OUT 2011

Temos muito a comemorar

Artigos 22 AGO 2011

Com Dilma, no “Brasil sem Miséria”

Artigos 12 JUL 2011

Atrás do Balcão também Bate um Coração!

Artigos 11 MAI 2011

Atuante e decisiva trajetória da Força

Artigos 1 ABR 2011

“Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida” – Sucesso Absoluto!

Artigos 2 MAR 2011

Comerciários atuaram na linha de frente pela valorização do mínimo

Artigos 16 DEZ 2009

Fusão sim, demissão não!