Imagem do dia
[caption id="attachment_64975" align="aligncenter" width="1024"] Reunião on-line sobre as negociações da questão dos trabalhadores em aplicativos[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Criança e Adolecente Backup
São Paulo(SP): Força Sindical realiza passeata amanhã contra trabalho infantil
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Criança e Adolecente Backup
Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente da Força Sindical realizará amanhã (dia 10), às 9 horas, um ato pelo fim do trabalho infantil na Praça da República, quando será feita a distribuição de 10 mil cartões vermelhos. A Força Sindical vai antecipar o ato já que o dia 12 de junho será o Dia de Erradicação do Trabalho Infantil. A mobilização fará parte de uma mobilização internacional contra o trabalho infantil.
Gleides Sodré, Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente, afirmou que o Brasil avançou muito no combate ao trabalho infantil e hoje é uma referência nesta área, embora ainda enfrente problemas, No estado de São Paulo, por exemplo, ainda existe trabalho infantil urbano, meninos e meninas vendendo balas e doces em faróis e o trabalho doméstico.
“O trabalho infantil doméstico é o maior desafio que temos porque a legislação brasileira não permite a fiscalização no lar”, afirmou. Segundo Gleides, é comum as famílias das regiões Norte e Nordeste enviarem seus filhos (as) para trabalhar em casas de família em São Paulo, onde têm lugar para morar.
Nos dias 16 e 17 de maio aconteceu a 3ª Conferência Mundial do Trabalho Infantil, na Holanda. A próxima Conferência (4ª Mundial), em 2014, um ano antes do encerramento do prazo dos Objetivos do Milênio, compromisso dos governos para a erradicação do trabalho infantil. Na ocasião houve uma seleção com trinta e oito nomes de entidades/organizações do Brasil que trabalham com a causa pela erradicação do trabalho infantil e a Força Sindical, na pessoa de Gleides Sodré, Secretária Nacional da Criança e do Adolescente, foi escolhida para representar o país nessa Conferência. O encerramento dessas Conferências será novamente na Holanda em 2016.
Como parte da Campanha pela Erradicação do Trabalho Escravo, será feita uma tabela da copa, com o símbolo da campanha e o jogador Robinho será o protagonista e terá sua foto impressa na Tabela com o “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil” na mão. No dia 01 de junho foi feita panfletagem no estádio do Pacaembu, na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora de tabelas da copa com o símbolo da campanha de combate ao trabalho infantil.
As Estaduais também realizarão eventos, como por exemplo a Bahia, no dia 12 de junho, juntamente com a AFL-CIO, lança o Projeto em parceria com a Força, que atenderá crianças, semelhante ao Eremim; Porto Alegre também realizará evento e a Força São Paulo fará em parceria com a Secretaria Nacional da Criança e Adolescente da Força.