Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Químicos de Itatiba celebram unidade no Dia do Trabalhador
segunda-feira, 18 de maio de 2026
Força
Químicos de Itatiba reuniram trabalhadores e lideranças sindicais em festa marcada por confraternização, defesa de direitos e fortalecimento da categoria

O Sindicato dos Químicos e Farmacêuticos de Itatiba realizou, neste domingo, tradicional Festa dos Trabalhadores. Além disso, o evento reuniu famílias e lideranças sindicais regionais.
O presidente da FEQUIMFAR, Sergio Luiz Leite, Serginho, participou das atividades promovidas no clube de campo da entidade. Consequentemente, trabalhadores fortaleceram integração e mobilização sindical.
Durante o encontro, Serginho destacou a importância da unidade dos trabalhadores na defesa dos direitos sociais. Além disso, reforçou reivindicações históricas defendidas nacionalmente pela categoria.
“Trabalhadores em uma só voz reivindicam redução da jornada para quarenta horas semanais, sem redução salarial, fim da escala 6×1 e fortalecimento da negociação coletiva”, afirmou.
Além das pautas trabalhistas, Serginho defendeu mobilização permanente contra feminicídio, pejotização e precarização laboral. Dessa maneira, o dirigente ressaltou a valorização do trabalho digno nacionalmente.
Serginho também parabenizou Valdeci Marques, presidente dos Químicos de Itatiba e Região, pela organização da festa. Além disso, reconheceu conquistas trabalhistas, sociais e recreativas obtidas.
O evento reuniu dirigentes sindicais de diferentes cidades paulistas. Entre eles, participaram representantes dos sindicatos químicos de São João da Boa Vista, Salto e Rio Claro.
Segundo Serginho, o encontro fortaleceu as comemorações relacionadas ao Primeiro de Maio realizadas em todo país. Assim, a atividade ampliou unidade sindical e mobilização trabalhadora nacional.
“Este encontro se soma às diversas atividades alusivas ao 1º de Maio realizadas em todo o Brasil, fortalecendo a luta sindical e a unidade dos trabalhadores”, ressaltou Serginho.
Para encerrar, trabalhadores e familiares participaram de momentos recreativos, confraternização e debates sobre direitos. Dessa forma, a categoria reafirmou compromisso coletivo com avanços sociais permanentes.
Leia também: Sintrabor rejeita proposta da Titan sobre escala 6×1





























